top of page

Mateus 7.7-12 – A persistência na oração

7.7-12 Um Pai presente

"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem. Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas.”


O ensino de Jesus nesse trecho não tem a ver com pedirmos tudo o que desejamos a Deus em oração, tendo a garantia de que Ele nos dará. Na verdade, esses versículos garantem que Deus responde àqueles que o buscam verdadeiramente, pedindo por aquilo que os fará viver conforme a sua vontade.


Você já deve ter percebido ao longo dos estudos no Sermão do Monte que obedecer às palavras que Jesus proferiu não é fácil, e exige um auxílio divino. Aqui, Jesus nos ensina que temos um Bom Pai que nos ajuda a cumprir os seus ensinamentos.


Jesus usa o exemplo de um pai terreno para mostrar que mesmo um pecador consegue dar coisas boas aos seus filhos, e um Deus que é santo pode muito mais. Quando reconhecemos as nossas falhas e necessidades, e pedimos o auxílio de Deus, Ele pode nos dar sabedoria, justiça, retidão, santidade e a capacidade de obedecê-lo.


Finalmente, após revelar a bondade de Deus, Jesus nos chama a ser bondosos com o próximo. Jesus transforma aquilo que era uma negativa - “não faça aos outros o que você não quer que façam a você” - em algo positivo. Ao compreender a bondade de Deus, somos impulsionados a também sermos bondosos.


Finalmente, lembre-se do privilégio que é poder contar com as respostas de um Pai Amoroso. O Deus que é nosso Senhor e Salvador também é nosso Pai. O Deus que nos ensina a viver caminha ao nosso lado, e nos responde quando necessitamos.


Autoria: Danielli Cadore

Revisão: Rafael Loureiro





BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

FERGUSON, Sinclair. O Sermão do Monte. São Bernardo do Campo: Editora Trinitas, 2019.

LLOYD-JONES, D. Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 1984.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 2. São Paulo: Editora Batista Regular, 2019.

PINK, A. W. As Bem-aventuranças. São Paulo: O Estandarte de Cristo, 2022.

WESLEY, John. Comentário Bíblico.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I. São Paulo: Geográfica editora, 2006.

Commentaires


bottom of page