top of page

Mateus 7.24-29 – A casa na rocha e a obediência

7.24-29 Firmeza durante a tempestade

"’Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda’. Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava com quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.”


Nesse texto, onde Jesus nos apresenta a história do insensato e do prudente, um que construiu a sua casa sobre a areia e outro que construiu a sua casa sobre a rocha, Jesus está evidenciando que apenas escutar e conhecer as suas palavras não é o bastante, é necessário praticar. Essa é a diferença entre o sábio e o insensato, e esse é o convite de Jesus para nós: não apenas conhecer o que Jesus ensinou, mas viver o que Jesus ensinou!


Engana-se quem pensa que essa ilustração compara pessoas distintas, uma que conheceu as palavras de Jesus e outra que não as conheceu. Jesus está falando sobre duas pessoas que escutaram suas palavras, mas apenas uma as colocou em prática. Mesmo sabendo que as dificuldades viriam, apenas um optou por obedecer às palavras de Jesus.


Curiosamente, nessa ilustração, ambos os construtores cumpriram com o seu objetivo de construir uma casa, e os observadores viram duas casas prontas. No entanto, ao virem as tempestades, a diferença invisível se tornou visível, a casa sobre a rocha manteve-se firme, e a casa sobre a areia, ruiu. O que define o nosso comprometimento com a Palavra vai além de coisas visíveis.


Nós já vimos nesta série de devocionais sobre a diferença entre uma ação que é apenas exterior, e a ação que parte do nosso interior. Da mesma forma que uma fachada bonita não substitui um alicerce firme, nada do que possamos fazer substitui a obediência a Deus.


O alicerce no qual o sábio constrói a sua vida é a obediência. A verdadeira fé em Jesus nos leva a obedecer, pois é impossível reconhecer verdadeiramente quem Deus é e não ser impulsionado a obedecê-Lo.


Viver conforme a vontade de Deus não significa não enfrentar dificuldades, mas quem tem a sua vida construída sobre a rocha permanece firme. Diante da tempestade e dos ventos fortes, você pode descansar.


Espero que essa série de devocionais tenha sido a você mais do que algo a ser apenas lido e estudado, mas que realmente sirva como um auxílio e apoio na sua caminhada como um seguidor de Jesus. É abençoador saber que Deus nos chama a caminhar com Ele e nos ensina e dá segurança no caminho.


Autoria: Danielli Cadore

Revisão: Rafael Loureiro





BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

FERGUSON, Sinclair. O Sermão do Monte. São Bernardo do Campo: Editora Trinitas, 2019.

LLOYD-JONES, D. Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 1984.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 2. São Paulo: Editora Batista Regular, 2019.

PINK, A. W. As Bem-aventuranças. São Paulo: O Estandarte de Cristo, 2022.

WESLEY, John. Comentário Bíblico.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I. São Paulo: Geográfica editora, 2006.

1 Comment


Guest
Oct 08, 2023

Obedecer é melhor do que sacrificar (1 Samuel 15:22).

Antes de ler esse devocional estava meditando neste versiculo. Obedecer é muitooooo custoso. O meu desejo é continuar crendo que vale a pena!

Like
bottom of page