top of page

Mateus 6.19-24 – Os tesouros no céu

6.19-21 O tesouro seguro

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”


Infelizmente, é muito comum vermos pessoas que dividem a sua vida entre espiritual e material, como se apenas uma parte da vida fosse importante para o Senhor, mas não é isso que Ele nos ensina. A palavra chega ao ponto de dizer que até mesmo o nosso comer e beber devem ser feitos para a glória de Deus (1 Co 10.31). Toda a nossa vida deve ser vivida para Deus.


Jesus nesse texto não está condenando o dinheiro ou as posses, e sim pessoas que enriquecem de maneira ilegal e pessoas que idolatram o dinheiro, a ponto de fazer o que não deveria ser feito para conquistá-lo. Jesus critica aqueles que colocam a sua segurança em posses materiais e não em coisas eternas. As riquezas terrenas podem perecer ou serem perdidas, por isso é tolice viver em função delas.


A verdadeira segurança está em acumular tesouros no céu, ou seja, usar o que temos para nos aproximarmos do Senhor e servi-lo. Isso se refere não apenas ao nosso dinheiro, mas também ao nosso tempo e energia. Quando investimos a nossa vida para a glória de Deus, estamos investindo naquilo que é eterno. Onde você tem colocado a sua segurança?


6.22-23 Voltando-se para as coisas eternas

"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”


Aqui Jesus mostra que o olho bom O reconhece como Mestre, e reconhece seus ensinamentos como dignos de serem obedecidos. O olho mau cobiça as coisas materiais, e encontra apenas trevas, enquanto o olho bom encontra a luz.


As coisas que contemplamos e admiramos têm a capacidade de moldar os nossos anseios e as nossas atitudes. Por isso, se os nossos olhos estão voltados para o Senhor e para as coisas eternas, também estaremos sendo moldados. Para onde os seus olhos estão voltados?


6.24 Vivendo como servos

"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.”


O que Jesus está dizendo aqui, é que é impossível avançar em duas direções. Ou buscaremos as coisas eternas, ou buscaremos as coisas materiais. É impossível caminhar por dois caminhos.


Sempre estaremos submetidos a algo ou alguém, e a melhor escolha que nós podemos fazer é nos submetermos a Deus, nosso Pai bondoso, e isso pode ser aplicado em qualquer área da nossa vida. Ou nos submetemos ao Senhor, ou nos submetemos a outra coisa, e isso é desagradável a Deus. A quem você tem servido?


Que esse texto faça você refletir sobre onde está a sua segurança, para onde os seus olhos estão voltados, e a quem você tem servido. Deus nos prometeu uma vida ao lado dEle, e isso é superior a qualquer coisa que podemos conquistar nessa terra.


Autoria: Danielli Cadore

Revisão: Rafael Loureiro





BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

FERGUSON, Sinclair. O Sermão do Monte. São Bernardo do Campo: Editora Trinitas, 2019.

LLOYD-JONES, D. Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 1984.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 2. São Paulo: Editora Batista Regular, 2019.

PINK, A. W. As Bem-aventuranças. São Paulo: O Estandarte de Cristo, 2022.

WESLEY, John. Comentário Bíblico.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I. São Paulo: Geográfica editora, 2006.

Comentarios


bottom of page