top of page

Joquebede – A fé que salva

Você não tem o controle de tudo, mas Deus tem!

"Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo, e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses. Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.” Êxodo 2.1-3


A história de Joquebede nos é contada a partir do capítulo 2 de Êxodo, dentro de um contexto cruel em que o rei do Egito ordena que os bebês hebreus do sexo masculino sejam lançados no rio. A Bíblia nos conta que essa mulher se casou com um homem da tribo de Levi e teve um filho, mas ao invés de obedecer a ordem do faraó, escondeu seu filho e o colocou em um cesto impermeável no Nilo, confiando na proteção de Deus.


O cesto com o bebê foi encontrado pela filha do faraó, que foi comovida pelo choro do menino e decidiu adotá-lo. A irmã do menino, também envolvida em sua proteção, ofereceu à filha do faraó que uma mulher hebreia amamentasse o bebê, sugestão que foi acatada. Esse filho era Moisés, que posteriormente foi usado por Deus para libertar o povo de Israel da opressão no Egito.


Os ensinamentos de Joquebede

A mulher que teve fé

Em Hebreus nós lemos que “Pela fé Moisés, recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, pois estes viram que ele não era uma criança comum, e não temeram o decreto do rei.” (Hb 11.23). Joquebede foi uma mulher que teve fé, não somente para esconder o seu filho, mas também para gerar filhos mesmo em uma situação adversa. Joquebede não temeu o decreto do homem mais importante de sua época, pois tinha fé no Senhor e conhecia um poder maior que o do rei. 


Deus tem o controle

A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, vamos perceber que não temos o controle sobre a nossa vida, o que nos coloca em uma posição de confiar em Deus, o deixando agir. Joquebede chegou em um ponto em sua vida onde tudo o que podia fazer era colocar seu filho em um cesto, o deixar no rio e confiar. Com certeza entregar todo o controle para Deus é uma luta para muitas de nós, mas na verdade, deveríamos viver com a consciência de que o Senhor é poderoso e governa nossa vida da melhor maneira possível. Qual área da sua vida você tem segurado e tentado conduzir, quando na verdade o melhor que você poderia fazer é entregar ao Deus que cuidou do filho de Joquebede? O poder de Deus continua o mesmo, confie!


O ensino

Apesar de o texto não indicar com precisão, podemos entender que o tempo que Moisés passou com sua família não foi tão curto. Ao observarmos, posteriormente, o conhecimento apresentado por Moisés sobre o seu povo, podemos atribuir parte dele ao ensino de sua mãe. As verdades que governaram Moisés quando adulto foram esculpidas em seu coração quando criança. Muitas pessoas que não se lembram do nome dessa mulher conhecem o seu filho. Diante disso, reflita sobre o quanto do seu tempo você tem dedicado ao ensino, e quanto você tem dedicado a coisas supérfluas.


A história de Joquebede nos ensina sobre coragem, fé e confiança. Nos ensina sobre influência e como mesmo sem ser lembradas por muitos, seu legado é recordado até a atualidade. Certamente, Joquebede é uma mulher para ser admirada.







Referências base:

BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.


Commentaires


bottom of page