top of page

Mateus 5.1-2 Introdução ao Sermão do Monte

5:1-2 O cenário

"Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:”


Os primeiros versículos do capítulo 5 de Mateus nos apresentam o cenário desse tão conhecido discurso de Jesus. O Sermão do Monte aconteceu provavelmente em uma montanha, um lugar alto, em que Jesus subiu para que pudesse falar à multidão que o seguia.


Apesar de a multidão estar atenta às palavras de Jesus, os discípulos eram seus principais ouvintes, e aquilo que Jesus ensinou no Sermão do Monte também é estendido aos seus discípulos hoje. Todos aqueles que querem ser discípulos de Jesus devem estar voltando o seu coração para as suas palavras, e tendo a sua vida moldada através delas.


As palavras de Jesus aqui nos oferecem a verdade sobre o relacionamento do homem com Deus, ou seja, como o Senhor espera que nos relacionemos com Ele aqui na terra e também com as outras pessoas. Dessa forma, o Sermão do Monte serve como um guia para a nossa vida, pois nesse sermão Jesus passou informações extremamente preciosas para que caminhemos nessa terra de acordo com a vontade do Senhor.


O tema central do Sermão do Monte é a verdadeira justiça, onde Jesus mostra a real revelação da lei. Enquanto os escribas e fariseus da época de Jesus pregavam uma justiça artificial, o que desviava muitos do caminho do Senhor, Jesus ensina como vivem os verdadeiros justos, aqueles que foram justificados, e que buscam em primeiro lugar servir ao reino de Deus.


É comum, durante a leitura do Sermão do Monte, nos sentirmos culpados. Ao olharmos para a nossa vida em contraste com a maneira em que devemos viver, logo percebemos tudo aquilo que devemos mudar para conseguir viver segundo as palavras de Jesus. Como seres humanos, caídos no pecado, enfrentamos imensa dificuldade em viver de acordo com os padrões que o sermão apresenta. Mesmo assim, as orientações de Jesus devem ser o nosso alvo constante.


Para que possamos viver conforme os ensinamentos de Jesus, devemos reconhecer que somos falhos, não buscando viver o Sermão do Monte como uma forma de nos justificarmos, visto que a nossa justificação acontece somente por Jesus, mas mantendo os olhos na maneira que o próprio Deus nos ensina a caminhar.


O Sermão do Monte ensina os seguidores de Jesus a viverem o estilo de vida do reino, mas cada palavra do sermão deve ser lida com a moldura da graça de Deus. Ou seja, reconhecendo que se a graça de Deus não estiver sobre nós será impossível caminhar conforme as palavras de Jesus.


É nesse momento que a culpa de não estar vivendo conforme o Sermão do Monte é substituída pela gratidão a Deus pela obra de Jesus na cruz, e isso nos impulsiona a buscar viver de acordo com a vontade de Deus!


Autoria: Danielli Cadore

Revisão: Rafael Loureiro





BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

FERGUSON, Sinclair. O Sermão do Monte. São Bernardo do Campo: Editora Trinitas, 2019.

LLOYD-JONES, D. Martyn. Estudos no Sermão do Monte. São Paulo: Editora Fiel, 1984.

PFEIFFER, Charles. Comentário Bíblico Moody: Volume 2. São Paulo: Editora Batista Regular, 2019.

PINK, A. W. As Bem-aventuranças. São Paulo: O Estandarte de Cristo, 2022.

WESLEY, John. Comentário Bíblico.

WESLEY, John. O Sermão do Monte. São Paulo: Editora Vida, 2012.

WIERSBE, Warren. Comentário Bíblico Expositivo: Novo Testamento: Volume I. São Paulo: Geográfica editora, 2006.

1 commentaire


Helen Ramalho Olivio
Helen Ramalho Olivio
10 oct. 2023

Esse estudo sobre o sermão do monte foi enriquecedor, obrigado Dani por nos ensinar com zelo e disponibilizar todo o conteúdo em vídeo e texto.

J'aime
bottom of page