top of page

DELEITE, ENTREGA E CONFIANÇA

“Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente. Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal. ” - Salmos 37:1-7


Os versículos 3-5 de Salmos 37 são um dos mais conhecidos pelos cristãos e particularmente, um dos meus favoritos. E com base neles, gostaria de conversar com vocês sobre três coisas: deleite, entrega e confiança.


Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. (v. 4) - Deleitar-se no Senhor significa reconhecer que o primeiro lugar de todas as coisas é Ele. Também significa adorá-lo, honrá-lo, desejá-lo e meditar nele. Os filhos que se deleitam em seu Pai, confiam, esperam e descansam em quem Ele é e em sua palavra. O salmista nos convida a prestar total adoração e meditação ao Eterno, nos convida a nos agradar dele.

Isso significa que porque fazemos tais coisas ele concederá todos os tipos de desejos que há em nosso coração? Não. Os desejos a qual o salmista se refere é de um coração que foi totalmente transformado por Cristo e se entrega somente a Ele. Os que possuem um coração como este, não está interessado nas coisas terrenas, mas nas espirituais, está alinhado com os propósitos de Deus, portanto, esses desejos serão os que glorificam o nome de Cristo.


Aquele que se deleita em Deus receberá uma bênção eterna e este é o maior presente que podemos receber e devemos desejar.


Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (v. 5) - Entregar nosso caminho a Deus é devolver o direito que desde o princípio pertence a Ele: de conduzir nossos passos. Renunciar nosso desejo de comandar o futuro e traçar nosso caminho sem consultar a voz do Espírito Santo é um ato de coragem e reflexo de um coração que foi mudado!


Entregar nosso caminho ao Senhor é o como dizer: “Deus, eu não sei quais são os teus planos, mas eu aceito. Eu lhe entrego meus medos e ansiedades para que o Senhor trabalhe em mim”. Isso significa que não vamos tropeçar e cair? Não. Significa que o inimigo não vai mais nos importunar e preparar ciladas para nos fazer regredir? Não, mas “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.” (v. 23,24). Deus não abandona os filhos que se deleitam, se entregam e confiam Nele.


Agora, quero lhe perguntar: que tipo de cristão você tem sido? O que se deleita, entrega e confia em Deus ou o que ainda está tentando fazer as coisas na força do próprio braço?


“Tornar-se cristão significa que Deus providenciará nossas necessidades de acordo com Seu padrão, que é mais alto que o nosso. Nós trocamos nossas vontades pela vontade Dele.” - Billy Graham


A palavra é clara quando diz que a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, que Ele ama e deseja o melhor para os seus filhos, então aprenda dia após dia a se deleitar na vontade que é soberana, entregar seus planos terrenos em troca dos projetos espirituais e confiar que o melhor ainda está por vir e que nada lhe faltará.


Não se preocupe com o que acontece na vida dos ímpios, se eles fazem sucesso e sempre prosperam. Os tesouros que eles constroem ficarão aqui nessa terra, mas o que eu e você plantamos a cada dia será colhido na eternidade! Não tem nada mais prazeroso do que isso.


Que nesse novo ano você possa viver segundo a Palavra do Senhor todos os dias.

bottom of page