top of page

A esposa de Noé – Crer e obedecer é o que nos salva

A fé leva à obediência

"Então o Senhor disse a Noé: ‘Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.” Gênesis 7.1


A história da esposa de Noé aparece em Gênesis 6 e 7, e surge em um momento em que a perversidade humana havia crescido tanto que Deus decide eliminar os homens da terra através de um dilúvio. No entanto, Deus demonstrou benevolência a um homem justo chamado Noé, estabelecendo com ele uma aliança e o ordenando a entrar na arca com sua mulher e filhos.


A Bíblia não nos apresenta diretamente a esposa de Noé, mas fica claro que a família de Noé está incluída no plano de Deus, o que contribui para entendermos a maneira que Deus leva em conta a família e a comunhão. Ainda, é importante ressaltar que a esposa de Noé precisou ter fé para crer na destruição do mundo pelas águas e ser obediente ao chamado de Deus para entrar na arca. A esposa de Noé, assim como toda a sua família, foi recompensada por sua fé e obediência.


Os ensinamentos da esposa de Noé


Com quem você anda?

A primeira coisa que a história da esposa de Noé nos ensina é a importância de andarmos com as pessoas certas, justas e tementes a Deus. Muitas vezes escolhemos as nossas companhias baseados apenas em nosso próprio interesse, sem nos preocuparmos com a conduta das pessoas, mas é possível perceber que se estamos com pessoas que amam e temem a Deus, seremos impelidos a buscar ao Senhor, e se andamos com pessoas que não vivem para o reino de Deus, a tendência é nos afastarmos Dele.


Você tem fé?

Muitas vezes ignoramos o fato de que, assim como Noé, a sua esposa precisou ter fé para entrar na arca. Não adianta apenas andarmos com pessoas tementes a Deus ou conhecermos superficialmente a palavra se não tivermos fé para viver de acordo com as orientações que recebemos de Deus. Essa obediência não é para que sejamos salvos, mas para que a obra da salvação seja completa em nossas vidas, gerando transformação.


Você está sendo influenciada pelo comportamento da sociedade que vive sem Deus?

Através do relato bíblico vemos que os acontecimentos que levaram ao dilúvio estavam relacionados com a corrupção da humanidade. Se Noé e sua família estivessem sendo influenciados por aqueles que estavam à sua volta, eles também não entrariam na arca. Esteja atento para que a sua vida não esteja sendo moldada pelas influências da sociedade, mas sim pela palavra de Deus.


A esposa de Noé não é uma figura muito mencionada na Bíblia, mas ela nos mostra a importância de vivermos em obediência, ao lado de pessoas que obedecem e não nos deixando moldar pela maneira de viver da nossa época, mas sim, nos submetendo às orientações do Senhor e confiando Nele. A fé nos leva a obedecer!


Autoria: Danielli Cadore

Revisão: Rafael Loureiro



Referências base:

BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.

WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.

Comentarios


bottom of page