Buscar

02 - Livrai-nos dos falatórios inúteis

“Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (1Pedro 3:10-12)


Quantas vezes já não fomos bombardeados por fofocas, difamações e falsas notícias? Sempre que paro para pensar sobre isso, me recordo de inúmeras histórias de pessoas que tiveram a vida destruída por causa de “disse me disse”. Mais triste do que saber de alguém que sofreu por injúria, é ter a consciência de que, em algum dado momento, nós fomos aqueles que mal disseram sobre a vida de alguém. Contudo, a doce Palavra do Senhor está a nos advertir para que possamos viver uma vida reta, justa e pacífica conosco e com os nossos irmãos. Veja só:

“Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.” (Tiago 1:26)


É duro admitir que esses pecados relacionados à mentira existem em nós e têm raízes muito mais profundas do que podemos imaginar. Nosso velho homem sempre emerge das profundezas do nosso eu caído para nos mostrar o quanto somos pecadores e vis. A palavra de Deus é muito clara e sempre atual, e nos mostra o quanto esses pecados podem nos fazer mal e como eles têm o poder de nos destruir ou destruir a vida de pessoas à nossa volta.


Em 2 Timóteo 2:16, o apóstolo Paulo nos exorta a evitar fofocas e falatórios inúteis, pois do contrário, seremos homens ainda mais impiedosos: “evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior”.


Em tempos tão difíceis como o que vivemos, é duro saber separar as notícias das fofocas, mas Deus nos ajuda a vencer pensamentos fofoqueiros e enganosos, bem como nos desvia, através da sua Palavra, das línguas maldosas à nossa volta.


Que possamos pedir com fé, humildade e com o coração quebrantado para que Deus nos auxilie e nos ajude a vencer as nossas más ações, para que possamos viver em harmonia com a nossa comunidade. Se você sente que está a espalhar fofocas ou a difamar de alguém, peça a Deus que te admoeste, não tenha vergonha de reconhecer seus pecados, eu mesma o preciso fazer diversas vezes. Você não está sozinha. Cristo conhece a nossa natureza. Ele te ajudará a vencer as práticas da sua natureza caída.


“Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação.” (Tito 3:2)


Por Thatyane Pereira

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram