top of page

26 - Viver com Jesus é espalhar amor e não ódio

Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3:14-15


O ser humano tem uma tendência a julgar quem pensa diferente, quem age de forma diferente daquilo que o julgador entende como o certo. E a partir desse não gostar pode se tornar agressivo no falar e, isto não é bom. Jesus nos convida a sermos mais parecidos com ele diariamente e no modo de viver de Jesus não há espaço para o ódio e suas inúmeras facetas.


Todos nós em algum momento já perdemos a paciência com algo ou alguém, porém esse ato não pode e nem deve se tornar algo para desencadear o compartilhamento de ódio, quer seja no dia a dia na “vida real”, quer seja nas redes sociais. Até porque não somos perfeitos e um dia também podemos ser mal interpretados e vítimas desse ódio que se espalha mais rápido que fogo em pólvora.


Contudo, a nossa postura deve ser a de quebrar o ciclo da ofensa e do desamor uma vez que somos embaixadores do Reino de Deus aqui nesta terra. Se nós perdermos a possibilidade de diálogo com quem pensa diferente de nós como poderemos expressar todo o amor e redenção que há no nosso Deus? O Senhor diz que devemos manifestar ao mundo todo o amor que também recebemos.


"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". João 13:34-35.


Esse amor deve ser exercido tanto para quem conhecemos como para os desconhecidos, pois às vezes acreditamos que por conhecermos alguém e termos mais intimidade podemos confrontar de forma agressiva e que em nada contribui para o debate. Devemos refletir e aplicar o que diz o livro de Provérbios (15:1) “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Com a pessoa desconhecida ou fora do nosso convívio o comportamento pode ser ainda mais rude. Se você não teve contato pessoalmente com nenhuma situação assim basta acessar as redes sociais de alguém que se envolveu em fatos polêmicos e ver os comentários nas postagens ou observar comentários em sites de notícias, nestes locais você poderá ter a triste experiência de ver inúmeras demonstrações gratuitas de ódio e falta de empatia. Ouso dizer que é quase como se a pessoa que escreve não imaginasse que quem irá ler será outro ser humano que, assim como ele, também erra.


A minha oração é que todos nós possamos quebrar o ciclo do ódio que permeia este mundo, que cada um de nós seja um sinal de amor e manifestação da realidade pregada e vivida pelo nosso Senhor Jesus. Pela maravilhosa Graça nós fomos aceitos como filhos, pois se dependesse da nossa pureza ou bondade não conseguiríamos, por isso devemos tratar o nosso irmão como gostaríamos de sermos tratados. Por Camilla Melo

bottom of page