top of page

26 - Além do que se vê

Estamos vivendo em uma sociedade em que o externo é mais valorizado do que o interno. O que muitas vezes tem brilhado nossos olhos tem sido a melhor aparência que nosso rosto e corpo pode oferecer, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas insaciáveis, consumismo desenfreado com influência de desconhecidos, a comparação com outras pessoas e um vazio sem fim. Queremos cada dia estarmos mais lindas e admiráveis, mas ao dar tanta atenção para isso, acabamos deixando de ser belas no que realmente importa.


Em Provérbios 31.30, lemos que “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”. A beleza que o mundo oferece nos engana, ela embaça nossos olhos. Ela chega de maneira sutil, nós a acolhemos e, quando percebemos, estamos presas. Ela impõe padrões e mentiras, faz-nos enxergar defeitos em nosso rosto e corpo que não existem. A beleza e a formosura que o mundo oferece é passageira. Por mais que existam procedimentos e tratamentos que rejuvenesçam, retardam o envelhecimento, e mesmo que usemos roupas modernas, não tem como evitar a velhice e, por fim, a morte do corpo.


Devemos buscar a beleza que é eterna, que não se compra, que nenhuma ruga esconde e que nenhuma morte enterra. A beleza que realmente importa é o nosso temor ao Senhor. É quando adoramos a Deus com profunda reverência e respeito, obedecendo-o e o colocando em primeiro lugar em nossas vidas, dando prioridade sobre todo o restante. O temor ao Senhor gera frutos na vida de uma mulher, tornando-a cada vez mais bonita, e isso vai muito além do que se vê.


Você é consumista e compra sem pensar? Qual tem sido a motivação do seu coração ao realizar procedimentos estéticos ou até mesmo ao se arrumar? Sua busca pelo corpo perfeito tem roubado sua alegria? O tempo que você usa em redes sociais olhando feeds que aparentam ser perfeitos tem impedido que você tenha seu momento devocional? Não há nenhum problema em querer estar bonita e nos sentirmos bem, mas a partir do momento que isso ocupa o lugar de Deus em nosso coração, torna-se um ídolo. Não podemos deixar que nosso desejo pela nossa beleza externa seja maior do que nosso desejo pela beleza interna. Podemos fazer com que as duas caminhem juntas! Seja uma mulher que ame a Deus de todo o coração e que teme a Ele, e, assim, haverá beleza.


Por Maressa Lopes

bottom of page