25 - Vida de Vaidades


Vaidade de vaidades! Diz o pregador, vaidades de vaidades! É tudo vaidade. {Eclesiastes 1:2}


Na mitologia grega, conta-se a história de Narciso; um jovem caçador que se apaixonou pela sua própria beleza. Na Grécia, sua imagem é atribuída ao símbolo máximo de vaidade. Dessa lenda, surgiu o termo "Narcisismo" da psicanálise, usado para explicar um transtorno obsessivo pela própria aparência.


Em nossa sociedade contemporânea, se vê com cada vez mais frequência, pessoas obcecadas com a imagem refletida no espelho. Milhões são gastos todos os anos com academias, produtos de emagrecimento, cosméticos e cirurgias. Nunca se viu uma ênfase tão grande à aparência do que nos dias atuais. Mas na Bíblia, o termo 'Vaidade' vai muito além do cuidado excessivo com a beleza.


Deus enxerga a vaidade como um comportamento tolo do homem, em tentar encontrar satisfação longe dEle, levando a pecados como a soberba, o orgulho e a idolatria (ver Pv.21:24). Quando vivemos voltados só para os nossos interesses e ambições, estamos vivendo uma vida de vaidade. Fazemos as coisas para sermos vistos pelos outros e ter a sua aprovação. Super valorizamos as coisas terrenas ao invés das eternas.


Do que adianta sermos tão lindos for fora, mas vazios de Deus por dentro? Do que adianta cuidar tanto do corpo e esquecer do espírito? Que satisfação haverá em ajuntar tesouros na terra, mas ser pobres para com o Senhor? Não é essa vida que Deus deseja para Seus filhos! Não é errado cuidar da aparência, do corpo e dos bens materiais. O erro é quando o foco de nossa vida se torna essas coisas, ao invés do Reino de Deus.


Não leve uma vida de vaidade. Não viva de forma fútil e vazia, importando-se apenas com o aqui e agora. Você tem uma alma para zelar. A sua beleza um dia vai passar, os cabelos ficarão brancos, as rugas tomarão o seu rosto e as suas aquisições serão deixadas para outros. Apenas o que você fez para Deus durará para sempre. Que Ele seja o seu foco e objetivo enquanto você viver.


Por Lais Sousa

ME ESCREVA:

Obrigado pelo envio!

PARA NÃO PERDER NADA

  • Instagram
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter

Minha arte

  • Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

EBOOK

A jornada da autenticidade