top of page

24 - Você precisa trabalhar

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.” – Provérbios 6:6-11


Existem momentos na nossa rotina e vida em que precisamos parar e fazer nada. Apenas respirar fundo e contemplar a grandiosidade de Deus. O descanso é algo divino e criado pelo próprio Deus, afinal, Ele mesmo, após criar todas as coisas, descansou. Porém, esses momentos de descanso não podem ser comparados à preguiça, mas precisam ser vigiados, pois facilmente podem se transformar em uma ferramenta para nossa procrastinação. Há um tempo para todas as coisas, e nessa vida, tudo precisa de equilíbrio.


Quando lemos o livro de Provérbios, encontramos vários versículos sobre o preguiçoso, e ele é sempre retratado como uma figura patética que inventa desculpas para tudo. Desde trabalhar até comer (Pv 26:15). A procrastinação e falta de iniciativa do preguiçoso é duramente condenada, pois, ao invés dele estar se preparando para o futuro e para as oportunidades que ele pode ter na vida, escolhe ficar deitado e ver os dias passarem. Uma pessoa sábia deixa a preguiça de lado e faz o que precisa ser feito, além de saber aproveitar todos os seus dias.


A preguiça não é descanso, pois ela é muito mais do que precisamos. É quando sua mente e seu corpo já descansaram e se renovaram completamente, mas mesmo assim você quer estender esse tempo um pouco mais e depois quer mais e mais e mais. Nunca estaremos completamente satisfeitos, por isso precisamos lutar todos os dias contra o desejo de jogar tudo para o alto e ficarmos deitadas na cama.


Você precisa ler a Bíblia, precisa preparar sua comida, precisa se esforçar para passar na matéria da faculdade ou escola, precisa se emprenhar para conquistar e realizar seus projetos. Você precisa trabalhar! E isso é algo tão divino, que foi a primeira coisa que Deus deu a Adão: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” – Gênesis 2:15


Deus não faz todas as coisas caírem do céu enquanto estamos de braços cruzados. Precisamos fazer nossa parte, precisamos levantar e ir à luta! Se quisermos ser mulheres virtuosas, nossa mentalidade terá que mudar, pois a mulher de Provérbios 31 não procrastina ou deixa as coisas para a última hora. Ela faz acontecer, assume a responsabilidade das coisas que lhe são devidas, ela tem prazer em cumprir suas tarefas e obrigações.


No livro A Mulher V, Cristiane Cardoso fala algo que considero muito sábio e que devemos ter em mente: “Faça o que Deus faz: controle o seu tempo, tenha disciplina, e nunca deixe que algo atrase sua vida – seja preguiça, lentidão ou distração. Em outras palavras: trabalhe duro.”.


Deus não faz as coisas de qualquer jeito porque Ele não é preguiçoso! Observe a formiga, seja sábia! Acorde! Não fique na cama o tempo todo. Você quer que as coisas ao seu redor mudem? Deixe a preguiça de lado e faça a mudança acontecer!


“O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.” – Provérbios 13:4. Lembre-se disso!


Por Karina Marques

bottom of page