top of page

22-Não somos juízes

“Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. ”Romanos 2:1 (NVI)


Eu sinto muito em te dizer isso, mas você não possui o direito de julgar ninguém porque você também é culpado! Sabe, nós temos a mania de sempre achar que somos “superiores” aos outros. Alguns crentes se acham superiores em relação às pessoas que ainda não aceitaram a Cristo, por exemplo, entretanto leia o que está escrito em Romanos 2.4: “Ou será que você despreza as riquezas da sua [de Deus] bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? ”. Se você está em Cristo hoje não foi por seu mérito, mas pela bondade de Deus! E é exatamente nesse ponto que quero refletir com você hoje.


Julgar as pessoas é se auto colocar em posição de juiz, contudo devo te lembrar de algo: “Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? ” (Tiago 4:12). Por que você acha que o Judiciário terrestre por muitas vezes é tão ineficiente? Porque são homens falhos que só conhecem uma pequena parte da realidade julgando situações por padrões humanos falhos também. Jesus nos alerta “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. “ (Mateus 7:1-2). Eu e você havíamos pecado contra o Criador e por isso merecíamos uma justa condenação, mas Cristo em sua infinita misericórdia tomou nosso lugar e nEle fomos libertos da escravidão de pecados em que vivíamos. Ao julgar o outro você está se esquecendo do lugar em que você foi resgatada, está se esquecendo do quanto foi perdoada! Eu sei que mudar esse hábito ruim é difícil, mas para isso temos um Ajudador: o Espírito Santo! Vamos pensar agora então em formas de acabar com o hábito de julgar os outros.


Primeiramente, deve estar claro para você o quanto é errado julgar ao próximo, reconheça o quão culpada você também era. Em segundo lugar, se policie! Quando passar pelo seu pensamento falar da vida de alguém pare e pense: isso vai edificar a pessoa ouvinte ou não? Se não pare por aí e jogue esse pensamento fora! Pare e pense também: se Jesus estivesse em meu lugar Ele falaria isso? Caso você ache que não, então não fale também. Você pode estar pensando: nossa, mas agora vou ter que cuidar cada palavrinha que vai sair de minha boca? Sim! Dá uma olhada nesse versículo: “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai” (Cl 3.17). Como cristãos nós temos uma nova forma de viver, não mais para nós mesmos, mas para Deus!


Então, agora que você já sabe como é errado julgar as outras pessoas, e recebeu algumas dicas de como mudar esse mau hábito, que tal tentar passar o dia de hoje sem julgar outras pessoas? Antes de tudo peça ajuda ao Espírito Santo, fale para Ele o seu desejo de mudar. Toda vez que você pensar em falar algo que não vai edificar alguém hoje, substitua por uma palavra de edificação, assim você não irá pecar e ainda irá compartilhar algo que vai abençoar a vida de outra pessoa!


Por Heloísa Galdino dos Reis

bottom of page