22 - Carta para uma procrastinadora

“Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras” Eclesiastes 10.18


Quem nunca procrastinou na vida que atire a primeira pedra, não é mesmo? Todo mundo já ficou com aquela preguiça ou até mesmo com medo de realizar alguma coisa e, por isso, ficou adiando. A procrastinação em si não é um pecado, é algo que todo ser humano, por ser limitado, uma hora ou outra vai fazer. Agora, viver procrastinando, ou seja, viver em preguiça, isso, sim, é um pecado, e eu vou te explicar um pouco melhor sobre isso no decorrer deste devocional.


Antes de tudo, quero que você saiba que eu também luto contra essa atitude, portanto, sei o que você passa e espero que juntas possamos vencer esse hábito! Mas, voltando ao assunto principal: por que a procrastinação pode se tornar algo errado? A procrastinação tem raiz na preguiça, e essa atitude é errada! Deus criou e instituiu o trabalho, em Gênesis 2.15 vemos que, quando Deus criou Adão, Ele o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar. Até mesmo em um lugar perfeito o trabalho era algo rotineiro na vida do ser humano. Quando nos tornamos preguiçosos, começamos a negar nossas responsabilidades, e a procrastinação é uma vertente dessa falta de responsabilidade. Entretanto, ao invés de negar a responsabilidade, nós a adiamos. Deus deseja que sejamos responsáveis e que honremos a nossa palavra. Se você possui uma tarefa da faculdade para fazer, por exemplo, faça enquanto você pode, não deixe para última hora. Se você se propôs a ler a Bíblia em um ano, leia-a conforme o plano diário não acumule tudo. Faça o que tem de ser feito. O problema da procrastinação é que começamos com pequenas coisas e, quando nos damos conta, já estamos adiando até mesmo os nossos momentos com Deus, e é aqui que entra a questão do pecado, pois pecado é tudo aquilo que te afasta de Deus! Não deixa que a preguiça te domine, levante-se e caminhe conforme o Espírito Santo te guiar!


É claro que aqui entramos em outra questão: você deve aprender a descansar! Muitas vezes queremos fazer tantas coisas em nossa vida que não acabamos tendo tempo nem mesmo de realizar todas elas, muito menos para descansar. Contudo, o nosso corpo foi feito para, em algum momento, recarregar as energias. Deus instituiu o princípio do descanso nos 10 mandamentos, aliás, Ele mesmo descansou após criar o mundo! Então, por que você acha que conseguirá manter a sua saúde mental e física se enchendo de compromissos, não separando um tempo para se recuperar? Sabe, na maioria das vezes, em minha vida, a procrastinação é causada por essa falta de equilíbrio, e pode ser que isso está acontecendo em sua vida também.


Bom, agora vou te dar algumas dicas que têm me ajudado demais nesse processo de vencer a procrastinação:

1- Comece o dia entregando-o a Deus, faça o devocional, ou, no mínimo, ore pedindo a direção do Espírito Santo;

2-Encontre alguma técnica de produtividade que você consiga se adaptar melhor para aprender a ser mais disciplinada - a técnica que funciona melhor comigo é a Pomodoro, ela combina trabalho com tempo de descanso;

3- Peça ajuda a pessoas que estão perto de você e confesse que você possui a tendência de adiar suas responsabilidades. Dá uma olhada no que Tiago nos aconselha: ”Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tg 5.16).

4- E outra coisa: não fique dizendo para você mesma que você é um erro, todas nós temos algum “deslize”, mas, com a ajuda do Espírito Santo, podemos ser transformadas e cada dia mais nos parecermos com Jesus!


Por Heloísa Galdino

ME ESCREVA:

Obrigado pelo envio!

PARA NÃO PERDER NADA

  • Instagram
  • Instagram
  • Preto Ícone Twitter

Minha arte

  • Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Spotify

EBOOK

A jornada da autenticidade