top of page

21 - Sacrifique tudo o que te impede de buscar o Reino

"Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus."

Romanos 12:1


Você, alguma vez, já deixou de fazer algo para Deus por ter tido um dia cansativo ou algo parecido? Já deixou de falar de Jesus a alguém por achar que ainda não estava preparada o suficiente? Se frequenta alguma igreja, já deixou de fazer parte de algum ministério por achar que não daria conta da responsabilidade ou que não estaria preparada para isso no momento? Já teve alguma situação que deixou de fazer para Deus por algum motivo pessoal ou até mesmo já se perguntou o que mais você pode fazer para o Reino? Durante a nossa caminhada com Deus, seja no início ou durante o processo, nos deparamos com essas situações, com o nosso desanimo físico, insegurança e com a correria do dia a dia, que nos impede de sermos servos e exemplo de Cristo.


Nossa parte humana nunca vai sentir vontade o suficiente de realizar ações para o Reino. Muitas das vezes, queremos muito ter um ministério ou fazer parte de um, mas quando as oportunidades nos surgem, não estamos prontas o suficiente. Esse tipo de pensamento negativo não vem de Cristo. O próprio Deus nos chamou para fazer a obra e ele não estipulou regras como “depois de estudar e saber toda a palavra, pregai para seu irmão; quando deixar de ser pecador, entre para um ministério (Hebreus 10:18); quando for pastor, profeta e missionário, seja servo do Senhor”. Deus não é um Deus que coloca regras e dificuldades, Ele é um Deus de escolhas e capacidades. E Ele escolheu você! Então não deixe pensamentos negativos te impedirem ou te atrapalharem. Ele te capacita todos os dias!


É o Senhor que nos ensina, que nos aproxima e nos transforma em servos de fé e autoridade. Os próprios discípulos de Jesus tiveram um grande aprendizado e, ainda assim, falharam na fé ao ouvir que Jesus estava vivo. E, mesmo assim, Jesus foi paciente ensinando a todos eles. Você é capaz de realizar ações para o Reino! E, se estiver com receio, peça ajuda a Cristo! Ele, mais do que ninguém, sabe como vencer a preguiça, o desanimo, o cansaço e toda a negatividade que o mundo nos traz. Jesus é o seu guia da sabedoria e amor!


A Bíblia nos ensina que a preguiça existe, e ela nos atrapalha a sermos servos e a termos fé. Em vários livros da Bíblia, a preguiça é citada como algo que devemos fugir e não permanecer. E ela nos atinge todos os dias, sendo na hora de levantar, na hora de hidratar o cabelo, na hora de fazer compras, de ler a palavra, de ir aos cultos. Ela está presente em vários momentos, e não é vergonha sentir preguiça, isso é humano, a vergonha é ser vencido e permanecer nela. Você não sente um grande alívio quando sacrificamos a preguiça e todo cansaço momentâneo e fazemos tudo o que precisávamos fazer? Sentimo-nos tão bem em relação a nos mesmos por termos conseguido fazer tudo naquele mesmo dia.


Assim também devemos fazer todos os dias para buscarmos ao Senhor. Deus não aceita mais sacrifícios de animais, pois Jesus foi o nosso maior sacrifício para salvar a nossa vida (Romanos 3:26, Mateus 20:28)! Mas, há pequenas coisas que nos impedem de buscá-lo que devemos sacrificar também, como Jesus fez naquela cruz. Todo o desanimo de ler a palavra, todo o cansaço de orar, toda a vontade de comer aquela comida favorita e não jejuar, todos os pensamentos negativos financeiros em relação a ajudar o irmão e ofertar (Hebreus 13:16), as redes sociais que nos impede de louvar e ter um tempo precioso com o Pai. Essas são pequenas coisas que nos atingem diariamente e nos impede de buscar o Reino por deixarmos para depois.


Neste momento, faça uma lista de tudo o que você deixou para depois durante os anos anteriores, e faça diferente este ano. Todas as vezes que a preguiça ou o cansaço te atingirem ao buscar o Reino, corte-as pela raiz. Sacrifique tudo o que te impede de buscar o Reino. Não deixe o Reino para depois e busque ao Senhor de todo o seu coração! Leia a Bíblia todos os dias, e, se for corrido para você, não use essa desculpa como forma de se “acomodar" e não fazer. Se for preciso, acorde mais cedo. Sacrifique as suas vontades e deixe a vontade de Deus prevalecer. Tenha Deus como prioridade!


Não deixe a correria do mundo e o “desgaste" de nosso físico te impedir de buscar ao Senhor. Quando tiver dúvidas ou precisar de um incentivo, pergunte-se: “Jesus faria isso? Ele deixaria de ir ao monte e conversar com o Pai por estar cansado de caminhar a pé até Jerusalém?”, essa frase tem mudado minha vida, e espero que ajude você a sacrificar suas vontades pelo Reino. Deus nos fez de forma perfeita para buscarmos a Ele em todas as situações sem dependermos de pessoas ou situações. Jesus é nossa maior prova disso, enquanto era açoitado e pregado em uma cruz, ele estava buscando ao Senhor. Há várias pessoas na Bíblia que não deixaram de buscar ao Senhor em meio às dificuldades, Jó é um exemplo.


Então, não deixe para depois, faça a mudança agora! Pegue a sua agenda ou o seu planner e coloque como prioridade o Senhor. Coloque o Senhor todos os dias em sua rotina. Faça deste ano, um ano de dedicação ao Senhor e ao seu Reino (Mateus 6:33). Faça de Jesus a sua prioridade! Você vai se sentir até menos cansada por ter Ele todos os dias em sua mesa de café da manhã! E os seus dias valerão muito mais a pena!


"Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele."

Hebreus 13:15


Para refletir:

Leia: Romanos 12:2,12:11; Eclesiastes 10:18; Provérbios 6:6, 6:9-10, 15:19, 21:3; Salmos 4:5,51:17; 1Samuel 15:22.

1. O que tem te impedido de buscar ao Senhor? Faça uma lista de coisas para que você possa mudar isso. Jesus deve vir em primeiro lugar, nada pode te impedir de buscá-lo J

2. A preguiça e o desanimo têm te atrapalhado em sua caminhada? De qual forma? Ore para o Senhor te guiar nesse processo.

3. Você tem interesse em algum ministério? Ore para o Senhor e entregue nas mãos dEle, e dará tudo certo.

4. Você tem jejuando e orado com frequência? Se não, o que tem te atrapalhando? Seja o que for, não desista. Comece agora a buscá-lo! Ele te aguarda.

5. Você tem lido a bíblia? Comece um plano de leitura este ano, mas não fique triste por perder 1 ou 2 dias, apenas continue e se mantenha constante. Peça ao Senhor para te ensinar a cada versículo.

6. O que você aprendeu com esse devocional? Faça uma listinha.

7. Como você aplica o ensinamento desse devocional em sua vida e na vida do próximo?


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page