top of page

16 - Tempo de crescer e aprender

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:” (Ec 3:1)


O quanto você aprende com cada choro disfarçado no banheiro, cada noite sem dormir ou cada enxaqueca resultante de muitas lágrimas?


É fato que aprendemos muito através de situações que dão certo e que nos motivam a continuar. Entretanto, há muitas situações que não ocorrem conforme o nosso planejado e nos abalam profundamente. Choramos, lamentamos e indagamos o porquê de acontecer assim. Questionamos Deus, temos a impressão de que Ele nos deixou de lado e que estamos sozinhos em meio a tantas frustrações.


Pense por um momento, quantas vezes você chorou esse ano?


Temos que concordar que foi um ano atípico, além do normal e que quebrou diversas expectativas. Casamentos adiados, cancelados ou reduzidos. Formaturas virtuais, sem convidados e sem comemoração. Aniversários cancelados. Velórios sem despedida e sem público. Além de inúmeras demissões, reduções de trabalho e tantas outras coisas que abalaram o mundo inteiro. Não teve situação mais ou menos pior que outra, todas tinham importância para alguém e que se decepcionou de alguma forma.


E como podemos aprender em momentos assim?


Nos voltando para Deus. Eclesiastes 3 nos ensina que há tempo para cada ocasião, tempo de rir, mas também de chorar, tempo de ganhar e também de perder. E cada uma dessas ocasiões Deus usa para nos ensinar e moldar. Em cada uma dessas situações, Deus continua presente.


É como na história das pegadas na areia, onde uma pessoa sonha que estava andando na praia com o Senhor e através do céu passavam cenas da sua vida. Para cada cena que se passava, eram deixados dois pares de pegadas na areia, um da pessoa e outro do Senhor. Entretanto, em cenas de momentos difíceis, aparecia apenas 1 par de pegadas. Nessas horas, eram apenas as pegadas de Deus porque estava carregando a pessoa em seu colo.


Deus está conosco em todos os momentos, inclusive quando nos achamos autossuficientes e viramos as costas para o seu cuidado. Precisamos aprender que quando nos voltamos a Deus, cada tempo de choro se torna em tempo de crescimento.


Não desperdice os momentos difíceis! Aproveite todas as situações, felizes ou tristes, para aprender e crescer com Deus! Mais uma vez, pare para refletir em tudo que aconteceu nesse ano e como Deus estava cuidando de tudo, mesmo quando você achou que estava sozinha ou quando pensou que os acontecimentos não tinham propósito algum.

Encerre mais um ano com a certeza do quanto você cresceu e aprendeu!


Por Taynara Puhl

bottom of page