top of page

14 - Cuidado ao se irar

Quantas vezes já estivemos irados? Desde a criança que é tão fofa ao idoso tão gentil, todos estão sujeitos a expressarem a ira. Esse sentimento pode causar tantas divisões, dores, intrigas, e se faz presente a qualquer pessoa, por diversas razões, manifestando-se de tantas maneiras… Porém, a ira possui dois lados, pois ela pode ser usada de maneira pecaminosa ou de maneira sábia.


Existe a ira pecaminosa, a qual acredito que estamos bem familiarizados. É aquela famosa “explosão”, quando falamos mais o que devíamos ou até permanecemos calados, porém por dentro estamos matando a outra pessoa. Podemos ler em Efésios 4.30-32: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Quando nos iramos e agimos de modo que não reflete a imagem de Cristo estamos entristecendo o Espírito de Deus.


Por outro lado, a Bíblia nos mostra que é possível nos irarmos e não pecar, como lemos em Efésios 4.26a: “Quando vocês ficarem irados, não pequem.” Mas como isso é possível? Ao usarmos nossa ira pelas coisas certas e que realmente importam. No Salmo 97.10a, somos instruídos da seguinte maneira: “Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor.” Nós, que somos filhos de Deus e amamos o Senhor, devemos odiar o mal e o pecado, podendo então nos irar contra ele.


Porém, devemos ser sábios ao ponto da nossa ira ser agradável diante do Senhor. Antes de tudo, precisamos entregar para Deus - em oração - o nosso problema e o que tem nos afligido. Além disso, precisamos ser pacientes, não nos precipitando. “Entendam isto, meus amados irmãos: estejam todos prontos para ouvir, mas não se apressem em falar nem em se irar. A ira humana não produz a justiça divina.” (Tiago 1.19-20). Por fim, ao falar, devemos lembrar de dizer o que é necessário, o que edifica e o que transmite graça. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4.19)


Como você tem agido diante das situações que fogem do seu controle e que não te agradam? Você tem se irado pelas coisas certas e da maneira certa? Antes de tudo, devemos lembrar que nossa vida tem como principal objetivo a glória de Deus. Anote em um post-it o versículo de Tiago 1.19, e o cole em algum lugar em que você veja com frequência. Tente decorá-lo para que você possa trazer à memória sempre que sua carne quiser falar coisas que seu espírito não falaria. Que possamos usar nossas vidas de maneira sábia como instrumentos do Senhor.


Por Maressa Lopes

bottom of page