top of page

12 - Pureza no falar

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1

Eu tenho quase certeza que você já disse coisas que não deveria no momento da ira, ou que alguma vez uma “pequena” e “inocente” mentira já saiu dos seus lábios. Pode ser também que o seu falar não esteja tão puro como Deus gostaria, e infelizmente controlar essa nossa língua é um desafio constante.


Muitas vezes ficamos tão ocupadas tentando “concertar” coisas externa em nós. Tentando achar justificativas para determinadas coisas que não compreendemos e não nos atentamos no que realmente está no nosso coração.


Certa vez Jesus foi questionado por alguns fariseus do por que seus discípulos transgrediam a tradição dos lideres religiosos e não lavavam as mãos antes de comer (Mt 15:2). Jesus mostra para os fariseus a hipocrisia do questionamento deles, pois eles transgrediam o mandamento de Deus por causa das tradições (Mt 15:3-9).

Jesus chama a multidão e diz:


"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem." Mateus 15:11


Os fariseus estavam tão preocupados com as coisas externas que não perceberam que aquilo que estava dentro deles estava os tornando impuros diante de Deus. Será que nós estamos na mesma situação dos fariseus? Será que estamos tão preocupadas com o exterior e esquecemos do nosso interior? Jesus afirma que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34).


Como está o seu coração? Quais tipos de palavras tem saído dos seus lábios? São palavras puras, honestas, dignas, agradáveis, decentes e afáveis? Ou são palavras que ferem o bom costume, impuras, desonestas, indignas, desagradáveis, indecentes, agressivas, infames e indecorosas? O nosso coração é o responsável pelo que sai dos nossos lábios. Jesus está nos dando a oportunidade de cuidar do que entra para que não saia coisas impuras de nós.

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem." Efésios 4:29


Que a partir de hoje nenhuma palavra torpe sai da sua boca, que o Espirito Santo te ajude a dizer aquilo que for útil, e que traz paz e que suas palavras concedam graça aos que escutam.

ORAÇÃO:

Senhor, me ajude a controlar a minha língua. Que dos meus lábios saiam palavram que louvam e honram Seu nome! Me perdoe se minhas palavras feriram alguém, me perdoe se minhas palavras entristeceram o seu coração. Me perdoe se não tenho dado um bom testemunho no meu falar e me ajude a ser mais parecida contigo. Me perdoe pelas vezes que minhas emoções ou meu temperamento dominaram a minha língua. Que o seu Santo Espirito me convença do pecado e limpe por completo o meu coração e me dê pureza no falar. Eu peço em nome do Jesus, amém!


Por Mariana Cruz

bottom of page