top of page

10 - Pureza no Viver

"Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo(...)Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." (1Coríntios 6:18 e 20)


A luxúria ou lascívia, não é conhecida por ser um dos sete pecados capitais atoa. Um "pecado capital" é um pecado cabeça, ele abre portas para outros pecados e tem um poder de dominação e destruição muito grande. A luxúria é um desejo intenso por atos que envolve a prática sexual. Pode estar presente entre solteiros (levando ao pecado de fornicação) e dentro do matrimônio conjugal (adultério).


Nenhum homem ou mulher por mais consagrados ao Senhor que sejam, estão isentos de cair nesse pecado. O próprio rei Davi - conhecido por ser o homem segundo o coração de Deus - é exemplo de quão destrutivo esse pecado se torna na vida de uma pessoa. A luxúria, assim como outros pecados, só poderá dominar a vida de um cristão se este der espaço para a sua carne. Uma vez que Cristo nos salvou, Ele nos libertou do poder do pecado, e este não exerce mais domínio sobre nós.


Logo, se estamos presos no pecado da luxúria, é porque em algum momento permitimos que os nossos desejos falassem mais alto do que a voz de Deus. "Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja" (Rm. 8:5). Se deixarmos a carne ditar o nosso comportamento, a nossa mente estará totalmente voltada para o pecado, e jamais poderemos agradar a Deus (ver Rm. 8:8).


Para evitar que esse pecado nos domine, precisamos guardar o nosso coração, e principalmente os nossos olhos. Você sabia que a maioria das coisas em que pensa, está diretamente ligado ao que os olhos tem enxergado? Filmes, séries, notícias na TV, imagens em sites na internet, conteúdos e vídeos do YouTube, e muitos outros. Tudo no que colocamos os nossos olhos ficará em nossos pensamentos. Se você é casado, tome muito cuidado para onde o seu olhar tem ido. Basta apenas demorar um pouco mais, para que a cobiça entre no coração, e em seguida o adultério (ver Mt. 5:27-28).


A vontade de Deus para seus filhos é a santificação (1 Ts. 4:4). Somos santificados quando alimentamos a mente com a Palavra diariamente. Precisamos nos encher daquilo que nos edifica e nos aproxima do Senhor. Fazendo isso e fugindo de coisas que nos levam a tentações, conseguiremos nos manter santos diante de Deus. Guarde o seu coração e os seus olhos. Evite conteúdos que despertam desejos que te levarão a pecar. Que o nosso maior anseio, seja agradar a Deus com o nosso corpo, mente e coração. Todos os dias da nossa vida!


Por Lais Sousa

bottom of page