top of page

11 - Jesus nos ensina a ter esperança e fé

"Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre." Romanos 12:12 NTLH


Já estamos encerrando o ano e quantas coisas aconteceram. Lembre-se agora dos momentos que mais te marcaram, de todos os sonhos que realizou este ano ou teve que adiar, de todas as conquistas e de todos os ensinamentos que teve com Cristo.


Foram tantas coisas em meio a uma pandemia mundial que as vezes não paramos para observar o quanto evoluímos. Aprendemos tanta coisa este ano! Aprendemos a dar valor às pessoas, aprendemos a ter um momento com Deus e a confiar nele completamente. Foi por meio dessa fé e dessa confiança que vencemos. Que permanecemos firme! E que neste próximo ano que estar por vir, a nossa fé cresça a cada dia mais em Cristo.


Paulo nos ensina em Romanos 12:12 o quanto a nossa esperança em Cristo nos traz alegria e o quanto ela nos ajuda a vencer em meio ao sofrimento e momentos difíceis. A esperança em Jesus é a nossa felicidade e conquista. Jesus nós ensinou como encarar os momentos difíceis e de sofrimento. Jesus nos ensinou que é possível sobreviver ao isolamento social. Jesus nos ensinou que em meio a escuridão e solidão, há uma luz que vem do céu. Ele foi o nosso grande alicerce nesse ano tão difícil, mas que por meio dele, ainda sim, obtivemos conquistas e nossa fé renovada dia após dia.


Jesus é nossa maior prova de esperança e fé! Ele passou por todos esses momentos de isolamento, escuridão, sofrimento, tristeza que, muitas das vezes, não lembramos quando temos situações parecidas. Ele passou por tudo isso e nos ensinou que confiar em Deus , é a melhor decisão de nossas vidas até mesmo no sofrimento e quando não vemos saída. Jesus sofreu sozinho e ficou em uma escuridão por 3 dias até o dia de sua morte. Passou por tudo isso sozinho. E ele aguentou tudo com esperança e fé! Ele nos ensinou que somos fortes se confiarmos em Deus e podemos vencer todas as coisas deste mundo.


Então, não fique triste e desesperado se ainda estamos em uma pandemia em busca de uma vacina ou os seus sonhos tiveram que ser adiados. A vacina já foi declarada a muito tempo. Nossa vida é protegida pelo amor de Jesus! Ele cura, ele liberta, ele resgata, ele ensina, ele ama. Jesus escolheu você para estar aqui e te ensina todos os dias como vencer as batalhas e chegar até Deus! E essa situação que durou um ano inteiro, é uma delas. Aproveite cada um destes momentos para confiar em Deus!


Veja todos os ensinamentos que obteve este ano e o quanto Jesus cuidou de você até mesmo nas situações em que foram mais desafiadoras. Jesus permanece firme cuidando daqueles que o amam. A esperança nos mantém firmes no caminho certo durante nossa vida. E quem nos dá essa vida todos os dias é Jesus!


"Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco. Ela passa pela cortina do templo do céu e entra no Lugar Santíssimo celestial." Hebreus 6:19 NTLH


Para refletir:

1. Escreva todos os seus objetivos que foram realizados este ano. Agradeça a Deus por ter te ajudado a conclui-los.

2. Escreva todos os seus objetivos que tiveram que ser adiados e entregue eles para Deus. Guarde o papel para pegá-los nesse mesmo mês em 2021 e ver as suas conquistas.

3. Faça uma oração a Deus conversando com Ele sobre todos os momentos difíceis deste ano e relembre como Deus cuidou de você em todos eles.

4. Entregue para Deus seus novos objetivos para o ano de 2021 que também estará iniciando com a pandemia, e declare que terá confiança, esperança e fé no Senhor.

5. Como você aplicaria o ensinamento deste devocional na sua vida a partir de hoje?


Por Fernanda Rodrigues


bottom of page