top of page

10 - Palavras de vida

"Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvirem." (Efésios 4:29)


Vivemos em um momento atual onde todos querem falar e ser ouvidos. Temos sempre uma opinião sobre tudo e achamos que entendemos sobre muitas coisas. Mas poucos são aqueles que realmente estão prontos para ouvir antes de falar.


Temos que ter sabedoria para saber quando devemos falar e quando precisamos ficar em silêncio. Muitas vezes deixamos palavras erradas saírem de nossa boca em um momento inapropriado. Uma opinião que não foi pedida; uma crítica nada construtiva; uma palavra proferida na hora da raiva que magoou quem a ouviu.


Salomão disse: "A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências" (Pv.18:21). Quantas vezes perdemos a oportunidade de trazer vida com nossas palavras para trazer morte? Insultos e ofensas que destruíram relacionamentos e amizades. As palavras são como papéis picados jogados ao vento - uma vez proferidas não há como apaga-las.


O segredo para termos sempre palavras de vida e ânimo para dizer é olhando para o nosso coração. Jesus disse que a boca fala do que o nosso coração está cheio (Mt.12:34). Isso significa que o que você tiver em abundância em seu coração, disto falará à sua boca. Nossas palavras refletem o que a dentro de nós!


Como cristãos, temos que ser cheios do Espírito Santo. Se Deus está em você, suas palavras mostrarão isso. E se Ele não estiver, todos também perceberão. Usar a boca para insultos, ofensas e palavrões são atitudes daqueles que não nasceram de novo. Se você teve um encontro real com Jesus, essas atitudes já não podem mais fazer parte de sua vida. Se você é um cristão e tem usado suas palavras para trazer contendas e discórdias, você precisará se arrepender e pedir perdão a Deus por isso.


Somente andando com Deus e sendo cheios dEle, teremos palavras de vida para dizer. O Senhor quer nos limpar e nos usar para sermos bênção para os outros - portanto precisamos permitir essa limpeza todos os dias!


Se você tem algo de bom para falar, veja se é o momento certo. Se não tem, fique calado. Peça a Deus sabedoria em suas palavras e seja um cristão que fortalece e anima as pessoas com o seu falar. Faça a diferença!


Por Lais Sousa

bottom of page