07 - Para além do que se vê

Sequer adianta a pergunta “quem se frustou* com ano que está a findar?”. Todos nós fomos surpreendidos por uma avalanche de acontecimentos difíceis de entender e lidar. Talvez por permissão, talvez por falta de aceitação de certos fatos. A verdade mesmo é que ninguém estava pronto. Ninguém foi avisado. Contudo, se estamos caminhando, estamos com Cristo. Os caminhos d’Ele são mais altos que os nossos caminhos.


Mesmo com todas as notícias ruins que tive ao longo do ano – além dos sofrimentos pessoais, os sofrimentos coletivos: o mundo chorou e eu também chorei -, houve um último acontecimento que me marcou profunda e negativamente. Me senti abandonada e espatifada ao chão por ter sentido a indiferença de alguém importante ao meu lado.


A minha frustração foi tamanha que a primeira pergunta logo chegou sem hesitação: “Deus, por que preciso trilhar tal caminho? Não consigo entender o motivo pelo qual preciso passar pelo que passo”.


A resposta? Não. Ela não chegou como eu gostaria e muito menos como eu pedi. Mas ela chegou, por mais que eu não quisesse ver. O meu pensamento não é o pensamento d’Ele. O do nosso Cristo amável e justo é muito melhor. Quem me dera ter entendido antes nos meus dias mais tenros o quanto o Senhor já esquadrinhava a minha vida e estava ao meu lado.


Sigo sofrendo, sigo frustrada. Mas sigo forte e aprendendo porque sigo com Cristo e é o que quero lhe dizer, minha irmã: Ele renova a força do frustrado, conforta o coração do decepcionado e cuida daqueles que foram abandonados. Ele te diz hoje:


Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não cansam.” (Isaías 40:28-31)


Esse ano você cansou. Esse ano você disse “chega!’. Esse ano você ficou exausto. Esse ano você não soube o que dizer. Esse ano você fraquejou. Você desistiu. Esse ano você tropeçou e até caiu. Mas teve um certo alguém que te viu. E te levantou. E renovou as suas forças te fazendo voar como uma águia para o mais alto lugar.


Há esperança! Você pode correr e não se cansará. Ele te segura, te sustenta e te faz enxergar além do que te frustrou. Ele te faz enxergar a cruz do Filho do Amor que se entregou em seu lugar.


Por Thatyane Pereira