top of page

05 - Se Deus é o Senhor, Não a frustração

Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. - Salmos 42:11


Acredito que esse ano foi difícil para todos de forma universal, fomos pegos de surpresa e uma nova realidade tem se apresentado a nós. Foram muitas mudanças em um curto período de tempo, muitos dos nossos planos e projetos foram frustrados. Iniciar o ano com muitas expectativas e logo no inicio se deparar com um cenário que muda tudo é frustrante.

Diante de um cenário de “caos” a frustração é quase inevitável. O sentimento de impotência e pequenez é gigantesco e é difícil como seres humanos lidar com a frustração. É um desafio não permitir que a frustração nos cegue e nos leve a uma autocomiseração onde nos sentimos diminuídos e com a autoestima baixa. Não importa qual foi a frustração que você sentiu, o eixo de qualquer frustração é: o choque entre um desejo e uma realidade imutável.


Oque fazer quando o que eu quero é “impossível” diante do cenário que está diante de mim? Oque fazer quando a frustração é tão grande que tem o poder de abater a minha alma? Oque fazer quando a frustração me faz parar de sonhar e crer?


Em Salmos 42 o salmista tem uma conversa com ele mesmo, ele fala com si mesmo sobre as verdades de Deus. Ele acalma sua alma dizendo espera em Deus. Diante da frustração precisamos dizer verdades bíblicas para nós. O que precisa nos definir é a aquilo que a palavra diz sobre nós, certamente muitos dos nossos planos serão frustrados, mas os planos do Senhor NUNCA se frustram (Jó 42:2) e precisamos CRER nisso mesmo diante da decepção.


A frustração não pode de forma alguma afetar permanentemente a nossa vida, precisamos olhar a frustração como uma oportunidade de amadurecer espiritualmente, uma oportunidade de aumentar nossa fé no Senhor e crer cada vez mais que os planos e pensamentos dEle sempre são melhores e maiores que os nossos (Isaías 55:8-9).


Nos como seres humanos temos sim o direito de sentir a frustração, porém de forma alguma ela pode definir o estado da minha alma e ela não pode ditar o meu futuro. Não permita que nada além da verdade de Cristo defina seu estado emocional, seus sonhos e projetos futuros. Diga pra sua alma que em breve você louvará ao Senhor por aquilo que Ele ainda irá fazer na sua vida e declare para ela que o seu auxilio e seu Deus é o Senhor, não a frustração.


Enquanto o mundo desaba e o cenário global é preocupante que possamos permanecer em paz e firmados na rocha que é Cristo! Que possamos receber a paz que excede o entendimento humano e que essa paz guarde o nosso coração e pensamentos em Cristo (Filipenses 4:7).


Para refletir:

- Quais foram as suas frustrações esse ano e como você lidou com elas?

- Diante da frustração você conseguiu crer e ver que o Senhor estava no controle?

- Em algum momento a frustração tomou um lugar de destaque no seu dia-dia, afetando sua fé nos planos futuros ou até te impedindo de viver com alegria o presente?


Por Mariana Cruz

bottom of page