top of page

04 -Deixe sua língua ser um canal de bênçãos

"Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus." Tiago 3:9 NTLH


Alguma vez você já se pegou em uma roda de amigos onde eles comentam coisas negativas de alguém e você, em um ato impensável, concorda? Ou quando vocês conversam sobre como a vida de alguém está, tanto de forma positiva quanto negativa? Você tem esse hábito presente na sua vida? Infelizmente, nos dias de hoje, essas atitudes passam de forma despercebida, e com isso, a incapacidade de controlar a nossa língua.


Essas atitudes, que são impensáveis, geram consequências enormes. Em um momento de decaída sentimental, acabamos falando coisas negativas sobre alguém para outras pessoas. O já conhecido ato de fofocar, todos nós já passamos por algum momento assim.


No versículo acima temos um verdadeiro choque de realidade para esse tipo de comportamento. Não devemos esquecer que somos filhos da Graça de Deus. Não devemos esquecer de sermos irmãos em Cristo e não inimigos. A nossa língua tem um poder imenso como relata Tiago. Podemos usa-la tanto para o mal, quanto para o bem. Quando usada para o mal, ela é comparada como uma planta amarga que prejudica as pessoas com o veneno da maldição.


A mesma língua que cultua a Deus derrama negatividade na vida do irmão, e isso, não é andar com Cristo. Andar com Cristo é amar o irmão e acolhe-lo, saber que as bênçãos de Deus para você, são diferentes das dos seus irmãos. As vitórias do irmão é motivo de gloria e de acompanhamento em Cristo. Quando falamos das pessoas de forma ruim, abrimos porta para a negatividade atuar ali, e infelizmente ela atua. Nossa língua tem um imenso poder no mundo espiritual, controlá-la é uma tarefa difícil. Tenha cuidado, pois ela é uma arma perigosa quando usada de forma negativa e uma chuva de bênçãos se usada de forma positiva.


O ato de fofocar nos leva a amaldiçoar outras pessoas, muitas vezes, de forma impensável. Não deixe de vigiar. Se você é uma pessoa que gosta de conversar sobre outras pessoas, tome cuidado! Procure ajudar esses irmãos na graça. Deus está te dando oportunidade todos os dias de ajudar e ensinar alguém sobre o evangelho. Deus nos ensina para ensinarmos os outros. Não fale das pessoas de forma negativa, mas a ajude a chegar até Cristo. Você só tem a ganhar com isso!


O versículo abaixo nos mostra como podemos controlar as coisas que saem de nossa boca sobre as pessoas; amando elas. Jesus, por ser amor, não foi afetado pela negatividade em sua passagem pela terra, pelo contrário, ele distribuiu mais amor, ate mesmo enquanto estava pregado em uma cruz na escuridão. Jesus nos ajuda e nos ensina a apenas usar a nossa língua para o bem.


Chame Ele para o seu lugar secreto e converse com Jesus. Conte para Ele sobre a última vez que você falou sobre alguém de forma negativa, vale até mesmo as vezes que saiu de forma impensável. Jesus tem o imenso poder de te ensinar e com os seus ensinamentos ajudar seu irmão. Ame o seu irmão e use sua boca para glorificar pela vida dele. Jesus estará com você nessa jornada. Não há como controlar a língua de uma vez, afinal, como vimos, ninguém ate hoje conseguiu controla-la (Tiago 3), mas podemos domá-la com a oração. Não deixe a sua língua tomar conta de você. Viva como Cristo e glorifique pela vida do seu irmão!

"Continuem a amar uns aos outros como irmãos em Cristo." Hebreus 13:1 NTLH

Para refletir:

1. Lembre-se da última vez em que você esteve em um momento falando sobre alguém de forma negativa. Converse com Deus sobre esse momento.

2. Lembre-se de algum momento em que você se deixou levar pela negatividade em um grupo de amigos. Ore para Deus te ajudar a reconhecer o seu imenso valor em Cristo

3. Se você tem o ato de fofocar presente na sua vida, peça a Jesus para te ajudar neste momento a controlar a língua e usa-la em favor de bênçãos.

4. Como você aplica o ensinamento desse devocional na sua vida a partir de hoje?


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page