Buscar

03- Que da nossa boca só saiam palavras edificantes!

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. (Provérbios 12:18)

Com o que dizemos nós temos o poder de abençoar pessoas, mas também de amaldiçoá-las e abrirmos feridas profundas em sua alma. Contudo, não é isso que Deus quer de nós. O senhor nos ensina a tratar e amar os outros como gostaríamos de ser tratados. Em Cristo, não deve haver espaço para a contenda e para o “falar mal” de alguém.


A palavra de Deus é muito clara quando diz que quando tivermos algum problema com o nosso irmão devemos chamá-lo e conversar a respeito, logo, não é prudente falar coisas de alguém para outra pessoa se não tiver o objetivo de edificar. Quando praticamos isso claramente estamos nos deixando levar pelos padrões deste mundo e não da eternidade.

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão” (Mateus 18:15).


O chamado do Reino de Deus não é só para sermos empáticos e justos com os nossos irmãos, mas de reafirmamos nosso compromisso com a verdade. O Evangelho de Jesus nos diz que a nossa boca fala daquilo que o nosso coração está cheio, por isso devemos estar sempre firmes em Deus para evitarmos toda fofoca e difamação.


Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37).


É importante lembrar que como vivemos em sociedade, além de exercermos nossa fé com base naquilo que a Palavra nos orienta, também devemos nos submetermos as leis vigentes no nosso país. Difamar é atribuir algo ofensivo a reputação de alguém e isto além de ser errado moralmente é um crime previsto no ordenamento jurídico brasileiro, e como discípulos de Jesus não devemos ter tal conduta!


Na nossa sociedade somos constantemente tentados a ter uma opinião sobre tudo. Perguntam nossa opinião até sobre a vida de quem nem conhecemos como, por exemplo, pessoas famosas. Vemos de forma super frequente o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais e em rodas de conversa, mas o nosso compromisso deve ser sempre com a verdade o que inclui em muitas vezes defendermos até mesmo o nosso inimigo, se a situação pedir. Caso você esteja preocupado como os caminhos que alguém esteja percorrendo e o seu objetivo é exortar, é demonstrar uma preocupação genuína chame a pessoa uma conversa, exponha o seu ponto de vista. Fale daquilo que a palavra orienta, mas não saía expondo ou falando sobre algo da vida de uma pessoa que você nem tem certeza, pois muitos podem ser os sofrimentos ocasionados. E lembre-se, se você for exortar alguém faça com amor.


Que o Espírito Santo nos conduza no caminho da verdade e que cada uma de nós possa relembrar do que diz o Salmo 37: “A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso” (Salmos 37:30-31).

Por Camilla Melo

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram