top of page

03 - Planos do bem

2020 chegou e, junto com ele, vieram os nossos planos e sonhos de um novo ano. Passar no vestibular, arrumar um novo emprego, a viagem tão esperada ou um casamento há tanto tempo planejado. Todos estavam com expectativas quando, ainda no primeiro trimestre, o mundo parou por causa de algo microscópico: um vírus. Algo que essa geração nunca tinha experimentado aconteceu e fomos surpreendidos e isolados. Perda total de controle e certezas, despedidas de pessoas que eram queridas para nós, frustrações de sonhos e planos. Com certeza, esse ano foi algo que ninguém imaginava que seria.


Porém, podemos respirar aliviados ao saber que nada disso pegou Deus de surpresa. Diante de um ano que não tínhamos o controle de nada, Ele nunca deixou de ter o controle. Em Jeremias 29.11, podemos ler: “’Porque eu sei os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor. ‘São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam.’” Deus tem um propósito para nossas vidas. Por mais que não entendamos o que está acontecendo em nossa volta, Ele tem o controle e está no cuidado.


Gratos somos por saber que em meio às tribulações e desamparo que tantas vezes sentimos aqui na terra, Ele nos ouve. “Naqueles dias, quando vocês clamarem por mim em oração, eu os ouvirei.” (Jeremias 29.12) Temos livre acesso ao Pai através da oração. Podemos nos apresentar diante dele como somos, nos entregar, confiar a Ele nossas angústias e medos, nossos temores e frustrações e dar a Ele, o único que merece e tem poder, o controle de nossos dias.


Por fim, nossas vidas precisam estar em intensa intimidade com Deus e em um verdadeiro relacionamento com Ele. “Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão.” (Jeremias 12.13) A nossa busca sincera pela presença de Deus precisa ser diária e verdadeira, com todo nosso coração e mente. E isso só será realizado por meio da oração, leitura da Palavra e crescimento da vida espiritual.


Por mais que nossos planos sejam frustrados, nossa esperança tem que estar em Cristo. Mesmo que as coisas não saiam como queríamos ou que tudo pareça estar uma bagunça e cheio de incertezas, podemos respirar tranquilos porque podemos recorrer a Deus em oração e temos livre acesso a Ele para buscá-Lo e encontrá-Lo. Nele há consolo, cuidado, confiança, amor e esperança. Nele, há planos de bem, e não de mal, por todos os dias das nossas vidas, até a eternidade.


Por Maressa Lopes

bottom of page