top of page

01 - A renovação da alegria

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”. – Romanos 15:13


Todo começo de ano é quase sempre o mesmo para a maioria das pessoas. Cheio de promessas, esperança, grandes expectativas e um lista de metas. Começamos 2020 olhando para o que ocorria do outro lado do mundo e torcendo que não passássemos pelo mesmo, mas não foi assim.


Enquanto uma multidão se reunia no The Send prontos para viver o que era pregado nos três estádios, o plano do Senhor era outro. Fomos enviados para nossas casas, vimos pessoas queridas em leitos de hospitais e nosso lar se tornou mais do que nunca um lugar seguro. Mas mais do que isso, aprendemos (talvez na marra) que não temos o controle de absolutamente nada.


Nós dizemos que tudo está nas mãos de Deus, mas será que na prática, longe da frase pronta nós realmente entendemos e vivemos isso? A vontade soberana de Deus, aceitando que não temos o controle de nadica de nada? É muito fácil cair nesse engano e se sentir dono da própria vida e do futuro, mas só quem conhece de verdade o futuro, é Deus; afinal, só Ele que passeia no passado, presente e futuro ao mesmo tempo.


E quando as portas começaram a fechar, as luzes da cidade foram apagadas, as ruas esvaziadas e tudo que se ouvia era o silêncio do medo e da dor, eu me peguei frustrada. Será que 2020 seria um ano morto? Um ano sem esperança, sem poder cumprir as metas? Um ano distante da alegria?


Foi um ano de lutas, luto e dor? Foi. Mas também foi um ano de recomeços e resinificados, ano de não deixar a esperança morrer e muito menos de esquecer que até mesmo no vale da sombra da morte o Senhor está conosco. Ele tem sustentado seus filhos com Sua poderosa mão desde a criação do mundo. Ele é o mesmo e sempre será! A Sua palavra se cumpre a cada dia e suas promessas também!


O cenário pode não ser o mais bonito e favorável, mas o Senhor está conosco em cada mudança de estação, está conosco nos nossos momentos de alegria e de dor. Ele não nos abandona e as frustrações do dia a dia não podem nos impedir de contemplar a majestade do Eterno.


“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” – Salmos 139: 7-10


Não podemos fugir da presença de Deus, muito menos nos separar dela. Onde quer que estivermos podemos ter a certeza de que Ele estará lá.


Achei que 2020 seria morto, frustrado e apesar das lutas e dificuldades que passei, do vale que ainda estou atravessando, eu vi e continuo vendo Jesus ao meu lado. É a esperança que encontro no Espírito Santo que não me deixa vacilar, que não me deixa desacreditar na fidelidade e bondade do meu Pai. O amor Dele prevalece toda dor e eu sei que o choro não durará para sempre. Eu sei que Ele é por mim, que está comigo e estará todos os dias da minha vida e é assim com você também!


Renove sua esperança na Palavra que conforta e confronta nosso ser. Renove sua alegria através da sua intimidade com o Pai e não deixe que o pecado, que satanás e suas mentiras lhe impeçam de se regozijar mesmo em meio às aflições.


Por Karina Marques

bottom of page