Buscar

Um Deus compreensivo

"Pelo poder de Deus nos foram concedidas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por meio delas, ele nos concedeu as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo. Por causa disso, concentrando todos os seus esforços, acrescentem à fé que vocês têm a virtude; à virtude, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança; à perseverança, a piedade; à piedade, a fraternidade; à fraternidade, o amor. Porque essas qualidades, estando presentes e aumentando cada vez mais, farão com que vocês não sejam nem inativos, nem infrutíferos no pleno conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele que não tem estas coisas é cego, vendo só o que está perto, e se esqueceu da purificação dos seus antigos pecados. Por isso, irmãos, procurem, com empenho cada vez maior, confirmar a vocação e a eleição de vocês; porque, fazendo assim, vocês jamais tropeçarão. Pois desta maneira é que lhes será amplamente suprida a entrada no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pedro 1:3-11 (NAA)


Tenho uma ótima notícia para te dar: você pode e deve conhecer a Cristo! O versículo 3 deste trecho bíblico nos dá a garantia de que Deus providenciou todos os recursos necessários para termos uma vida em santidade. Mas, para ter acesso a esses recursos nós precisamos conhecer aquele “que nos chamou para a sua própria glória e virtude”, ou seja, precisamos conhecer Cristo, caminhar ao lado dEle! Em João 17:3 está escrito que a vida eterna é conhecer o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo que Ele enviou.


Uma coisa que acho linda em Deus é o quanto Ele é compreensivo conosco. Jesus sabe que quando nascemos de novo somos como “bebês na fé”, Ele não espera que já tenhamos o conhecimento, o domínio próprio ou o amor de um “adulto na fé”, Ele espera que sejamos como bebês. Quando caminhamos ao lado de Jesus vamos subindo na “escada da fé” (vers. 5-7) e assim crescendo no “pleno conhecimento do nosso Senhor” (ver. 8). A escada da fé possui a fé como alicerce (afinal para sermos adultos espirituais precisamos crer que Deus existe) e acrescentado a esse alicerce 7 qualidades que formam um caráter cristão pleno, um caráter adulto. Essas 7 qualidades são: a virtude (excelência moral), o conhecimento (importância de estudar a Palavra de Deus; compreensão); o domínio próprio (controle dos impulsos); a perseverança (paciência); a piedade (semelhança com Deus); a fraternidade (amor philia; amar as pessoas ao nosso redor, amizade) e por último, coroando toda essa escada, o amor (ágape; dar supremo valor a algo, amor incondicional). Assim como um bebê vai aprendendo em seu ritmo várias coisas ao mesmo tempo, nós também devemos, com a ajuda do Espírito Santo, crescer em cada uma dessas qualidades ao mesmo tempo, mas algumas delas são basilares, precisamos do domínio próprio, por exemplo, para exercer o amor que é maior qualidade de todas (1 Co 13:13).


Agora quero que você pense em sua caminhada com Jesus. Você ainda é um bebê ou já está amadurecendo? Se você tem dúvidas, pense em como é seu relacionamento pessoal com Jesus. Assim como um bebê você só pede coisas e tem um relacionamento baseado em interesses com o Senhor, ou como um adulto maduro você se achega a Ele não porque quer algo em troca, mas porque verdadeiramente O ama e quer caminhar lado a lado com Ele?


Bom, independentemente do estágio em que você se encontra sempre há como crescermos mais em conhecimento no Senhor, por isso hoje tenho um desafio para você: quero que você pergunte ao Espírito Santo qual das qualidades da escada da fé você precisa melhorar para amadurecer na sua caminhada com Cristo. Tenho certeza que Ele te responderá e ainda irá estar disponível para te ajudar nessa tarefa.


Lembre-se: Jesus é compreensivo! Se você acha que alguma qualidade está difícil demais de ser cumprida aproxime-se dEle e Ele se aproximará de você (Tg 4:8). Por Heloísa Galdino

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram