top of page

Tenha fé mesmo diante de uma tempestade

"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".

"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! " Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? " Mateus 14: 28-31


Você já passou ou tem passado por grandes tempestades no meio da sua caminhada? Nos versículos acima Mateus narra um acontecimento incrível!


Os discípulos estavam no meio de uma gigantesca tempestade, o vento era forte e contrário (Mateus 14:24), porém diante de toda aquela dificuldade Jesus aparece por sobre as águas (Mateus 14:25). Os discípulos acharam que era um fantasma( Mateus 14:26), mas Jesus imediatamente diz que é Ele quem está no meio da tempestade (Mateus 14:27).


Pedro, cheio de fé e ousadia pede que se fosse mesmo Jesus, que Ele pedisse para que ele fosse Contigo por sobre as águas e Jesus rapidamente diz ‘venha’. Então, Pedro anda por sobre as águas com os olhos fixos em Jesus, no decorrer da sua caminhada até o Mestre, as ondas e o vento forte o fizeram ter medo e tirar os olhos de Jesus, e ele afunda em alto mar. Pedro em meio ao desespero clama para que o Mestre o salve, Jesus então estende sua mão e segura Pedro. O Mestre diz para Pedro que ele tinha pouca fé e o indaga sobre porquê da sua incredulidade.


Quantas vezes no meio de uma tempestade somos igual a Pedro? Entendemos que Jesus está lá, que Ele não nos deixa só diante das ondas e ventos que assolam nossa vida, mas em algum momento tiramos os olhos de Jesus e focamos nas coisas que às vezes não estão tão calmas na nossa vida. Focamos em coisas que nem sempre estão no nosso controle. Pedro focou na tempestade que ele não tinha o controle de fazer cessar, ao invés de focar em Jesus que tinha/tem o controle de tudo. Por um milésimo de segundo, a situação em volta de Pedro teve influência na sua caminhada até Jesus. E quantas vezes isso não acontece conosco? Quantas vezes coisas que fogem do nosso controle humano tem o poder de abalar a nossa fé e tirar o foco da nossa caminhada com Cristo?


Jesus nos convida a crer que mesmo em meio a tempestade Ele está conosco, mesmo que no meio da caminhada exista vento forte e ondas assustadoras, Ele permanece no controle de tudo! Se assim como Pedro você foi afogada pelas águas agitadas, creia que Jesus está com você e Ele te levantará! Apenas creia que Ele pode te fazer andar sobre as água no meio da tempestade!


ORAÇÃO:

Jesus, existem situações que estão fora do meu controle e talvez os meus olhos estejam fixos nelas, me ensina a crer mesmo diante da tempestade. Que as tribulações não me façam afundar no meu medo e incredulidade, mas que meus olhos estejam fixos em Ti para que eu ande sobre as águas mesmo que haja tempestade, crendo que o Senhor tem o poder para fazê-la cessar.

Que a tribulação não me impeça de caminhar para Ti, mas que meu coração entenda que em todos os momentos o Senhor está comigo e que por mais que eu não tenha o controle da situação, o Senhor sempre terá!


Por Mariana Cruz

bottom of page