top of page

Sobre invernos e a bússola quebrada: Ele é o caminho!

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus." (2 Coríntios 1:3-4)


Vez ou outra parece que perdemos o sentido do nosso norte, a bússola parece ter se desajustado em algum ponto no caminho e já não conseguimos mais nos situar na vida.


Parece que nessa fase a angústia e o desespero é tudo o que nos rodeia. Parece que as águas mais frias e profundas de um inverno avassalador insistem em nos assolar. Eis ai onde se pode ver o amor divino, o abismo de águas penetrando o nosso corpo e nos afogando começa a nos ensinar as coisas mais importantes na caminhada: o conhecimento de Deus e o conhecimento do sofrer com Ele. É então que a bússola volta a funcionar.


Aquilo que era bravio já não assusta mais. O seu coração agora pode respirar em águas tranqüilas e ser refrigerado por mares calmos e leves. Cristo agora é quem leva o seu fardo. E a sua bússola? Ele é o próprio caminho. Você não precisa mais de outros nortes. O sofrer com Ele? Não cessará enquanto aqui e está tudo bem também. Porque a nossa vida é demasiada humana e o sofrimento nos acompanhará até o último adeus. Mas você pode se acalmar e ter consigo a certeza de que Ele é o Senhor do caminho e irá trilhá-lo com você.


As palavras mais doces já ouvidas, lidas e interpretadas por todo esse tempo na história vieram de um só homem: Jesus Cristo. Quão amável é poder saber que temos um mestre que compreendeu a nossa humanidade e não condenou por isso. Ele mesmo foi quem disse “bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados” (Mateus 5:4). A sua lástima não é em vão, as pedras no seu caminho já não podem mais ferir os seus pés, porque Ele calçou as sandálias da dor por você. O consolador guardou as lágrimas que choveram no seu coração, e com elas Ele está preparando um perfume agradável para a sua alma.


Por mais que o seu inverno seja tenebroso e escuro, por mais que todas as folhas caiam, por mais que toda a erva seque, ainda assim, o Senhor está por perto. Por mais que passemos por momentos tão tristes e dolorosos que parecem até que nos matará, ainda não será o fim. Cristo será o nosso guia. Alegre-se, minha irmã! Ele te ensinará a passar por todas essas mazelas da vida humana com alegria e exultação, e com o coração grato a Deus, sabendo que a primavera virá. O tempo das alegrias chegará e você poderá contemplar o amor do nosso amado mestre ao amanhecer, com o cheiro das flores invadindo o seu quarto e a sua alma. E você tendo a certeza de que agora pode descansar nos braços de um ser que você pode chamar não só de Pai, mas de Abba, o seu Paizinho.


Por Thatyane Pereira


bottom of page