top of page

O compromisso com Jesus

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. – João 1: 12,13


A base de todo relacionamento, quer seja terreno ou espiritual é o compromisso. E de acordo com o dicionário, compromisso significa obrigação assumida; pacto, trato, acordo.


Seguir a Jesus Cristo é justamente isso, uma obrigação assumida, pois nós declaramos diante dos homens e para toda sociedade que aceitamos a Jesus Cristo como nosso Salvador. Nós nascemos de novo, nos tornamos filhos de Deus e membros de Sua família. Mas isso não deve ser somente da boca para fora, precisa ser demonstrado nas nossas atitudes de obediência e temor a Deus, além de refletir no nosso relacionamento com o Pai.


Quando lemos o livro de Rute, logo no primeiro capítulo sabemos sobre a perda de Noemi e suas noras. Não tendo mais o que oferecer a elas e determinada a voltar à sua terra, ela pede para que as moças a deixe, porém, ao contrário de Orfa que voltou para sua família e seus deuses, Rute escolheu permanecer com ela.


“Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após tua cunhada. Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.” – Rute 1: 14-16


Rute foi extremamente abençoada ao aceitar ao Senhor como seu Deus e ao obedecer aos comandos de Noemi. E é esse tipo de compromisso que devemos ter com Jesus, um relacionamento de obediência, não visando o que Ele tem para nos oferecer, mas porque O amamos queremos conhecer mais sobre quem Ele é.


A palavra de Deus é nosso alimento diário e precisamos dela para crescermos Nele, por isso que devemos honrar com o compromisso que fizemos com Jesus Cristo. Não adianta dizer que seguimos a Cristo se não nos relacionamos com Ele, se não O buscamos e não refletimos a Palavra em nossas vidas.


Quando de fato estamos comprometidas com Cristo, nós desejemos ser transformadas e nossas vontades carnais são colocadas de lado, pois entendemos que Jesus quer o nosso todo e Ele tem o melhor para nossas vidas, mas essa mudança só vem com a busca.


Comprometimento exige ação e toda ação vem com uma responsabilidade. A nossa é buscar ao Senhor de todo o coração, negando a nós mesmas e carregando nossa cruz.


Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. – Mateus 16: 24,25


O compromisso que fizemos com Jesus nos ajudará a construir nossa fé e desenvolver nosso caráter, por isso precisamos ter disciplina espiritual: oração, leitura bíblica e obediência.


Por Karina Marques

bottom of page