Buscar

Corações que são casa


"Não entrarei na minha tenda e não me deitarei no meu leito; não permitirei que os meus olhos peguem no sono nem que as minhas pálpebras descansem, enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma habitação para o Poderoso de Jacó". Salmos 132:3-5


"E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai"." Gálatas 4:6


No versículo de Salmos 132, é notável o zelo e paixão de Davi pela presença do Senhor. Davi afirmou que não dormiria, nem descansaria até que encontrasse uma habitação para Arca da Aliança, onde estava o Poder de Deus. Diferentemente da época em que Davi viveu, ao dar início à nossa jornada com Jesus, recebemos o Espírito do Senhor, que não mais habita em Arcas ou tendas, mas faz morada em nossos corpos e corações, nos tornando o Seu templo e Seu lugar de habitação.


O mesmo Espirito que estava em Jesus é enviado a nós para que seja nosso auxiliador em todas as circunstancias, fazendo de nossos corações, uma casa. Ao longo da vida, construímos nosso lar do jeito que mais nos convém, convidamos pessoas, compramos objetos, pintamos as paredes, penduramos quadros... Mas quando Jesus bate à porta, a habitação que construímos já não serve mais. Se quisermos tê-lo conosco, é necessário entregar total controle a Ele, confiando que as coisas serão arrumadas não só de um jeito que o permita permanecer, mas que também nos traga plena alegria, pois sem Ele, estaremos para sempre a sós.


Os primeiros meses de mudança não são fáceis. Móveis começam a ser movidos, quadros são retirados das paredes, a sujeira escondida debaixo do tapete é exposta e o entulho que acumulamos é posto no lixo. Coisas que, antes, para nós eram tão importantes, agora já não fazem mais tanto sentido em manter por perto.


Caminhar com Jesus é deixar ir. É abrir mão de rancores, raiva, ódio, inveja, ganância, sofrimentos e dores aos quais nos agarramos por muito tempo, mas que agora não combinam mais conosco. É abrir espaço para que Jesus viva através de nós e que, através dEle, todos os cômodos sejam iluminados, para que, onde antes haviam trevas, agora cresça o fruto do Espirito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5;22-23).


No entanto, como em toda casa, não basta faxinar uma vez só e esperar que ela fique limpa para todo o sempre... É preciso, constantemente, remover as sujeiras, jogar o lixo fora e organizar cada cômodo novamente. Do mesmo modo, nossa vida com Cristo exige constante vigilância e cuidado com cada área da nossa vida.


Com nossos dias tão corridos, é muito fácil esquecermo-nos de olhar para dentro de nós e identificarmos as coisas que estão fora de lugar. Um pequeno desentendimento, insultos, dores e medos, se não levados aos pés de Jesus para que sejam tratados, podem ir acumulando cada vez mais espaço em nós, sem que ao menos nos demos conta disso. Então, vamos seguindo a vida, cada vez mais ansiosas, nervosas, tristes, preocupadas, cansadas e confusas, sem nem ao menos saber a raiz de tudo isso.


Que hoje nós possamos refletir: e a minha casa, como está? Há quanto tempo algumas luzes estão apagadas para que a bagunça que está ali não seja vista? Continuamos sendo um local no qual o Espírito Santo se alegra em habitar? Qual o espaço que Jesus tem tomado em nossos corações?


Que assim como Davi, hoje possamos tomar a decisão de olhar para dentro de nós e render tudo aos pés de Jesus, entregando a Ele todo o controle e não descansando até que nos tornemos sua habitação plena.


Por Maria Eduarda Batisteti

© VEM E VAMOS 
created by Danielli Cadore
 

  • Preto Ícone Spotify

DANIELLI CADORE

Obrigada por estar aqui!
me acompanhe no instagram
  • Instagram