30 - Tenha domínio sobre você!

"As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela." 1Coríntios 10:13


Você já se deixou vencer pela raiva ao ser contrariado? Já se deixou levar pelo impulso em algum momento? Já “perdeu o controle" de alguma situação? Ou, até mesmo, já pecou por “não conseguir" se controlar? Infelizmente, a falta de domínio próprio tem ameaçado a vida de muitos cristãos que se deixam levar pelo momento. No entanto, a Bíblia não retrata, em momento algum, que os cristãos deixaram de ter aflições, pelo contrário: Jesus nos alerta sobre elas (Mateus 26:41) e é Ele quem nos ajuda a suportar as tentações (1Corintios 10:13).


"Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir." Mateus 26:41


O domínio próprio está relacionado a não se deixar ser conduzido pelas emoções ou pelo momento. É conseguir se controlar e ter domínio sobre a si mesmo. O domínio próprio é um dos frutos do Espírito. O próprio Espírito Santo nos ajuda nesse processo. Ele nos permite vencer as tentações e sermos capazes de aguentar as aflições. O Espírito Santo de Deus nos permite ter o domínio sobre nós mesmos e buscarmos ao Senhor com todo o nosso coração.

Jesus é um grande exemplo de Domínio próprio. Enquanto era traído (Mateus 26:47-50), quando zombaram dEle (Mateus27:27-31), quando era açoitado (Mateus 26:65-68) e levado para sua morte (Mateus 27:32-44), Jesus teve domínio sobre Ele mesmo. Sobre os desejos da carne. Ele não se deixou levar pelas emoções, aflições, solidão e sofrimento. Ele não se deixou levar pelo momento, afinal, Ele era desafiado o tempo todo por ser filho de Deus. Jesus não “perdeu a cabeça" em nenhum momento, mas deixou-se ser guiado e influenciado pelo Espírito Santo de Deus. Ele se manteve confiante no Senhor e teve domínio em suas vontades carnais com a ajuda de Deus.


Hoje em dia, o próprio pecado tem desafiado o nosso domínio próprio ao estar presente em nosso dia a dia. Sem o domínio próprio, pecamos contra o Senhor na maioria de nossas tentações. Isso é um sinal de que você precisa exercitar o seu domínio sobre si mesmo. Não há ninguém melhor para te ensinar sobre esse domínio senão o próprio Jesus, o nosso maior exemplo de domínio próprio!


Não deixe as emoções tomarem conta de você. Deixe apenas Jesus tomar conta do seu ser. Encha-se do Senhor. O nosso maior domínio está quando alimentamos o nosso espírito com a Palavra de Deus. Comece a exercitar o domínio sobre você. Comece a ser usado para a Glória do Pai. Em um momento de raiva, de tentação, de imoralidade, de impulso, de cansaço e dos desafios diários, busque ter domínio sobre você. Peça ajuda ao Senhor. Ele não nos dá tentações e situações que não podemos suportar (1Corintios 10:13), mas é Ele quem nos ajuda a suportar e vencer para não sermos servos da carne, mas sermos Servos de Deus.


Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.

Efésios 2:10 NTLH


Para refletir:

1. Quais áreas da sua vida você reconhece que precisa melhorar o seu domínio próprio? Como isso tem afetado você? Converse com o Senhor sobre essas áreas e peça a Ele para ter o controle dessa situação e confie. Procure vencer essas tentações que afligem sua aproximação do Pai.

2. De 0 a 10, qual nota você dá para o seu domínio próprio hoje? Independente da nota, o Senhor está com você! Ore por isso e entregue nas mãos dEle.

3. Quando tiver dificuldade em controlar seus desejos carnais, coloque um louvor e cante! Se aprofunde na presença dEle! Quando você menos esperar, já vai ter vencido a tentação com o Senhor.

4. Você conhece alguma pessoa que também precisa estar tendo esse ensinamento? Compartilhe esse aprendizado com ela e ore pela vida dela.

5. Qual aprendizado você teve com o devocional de hoje? Como você aplica ele em sua vida a partir desse momento?


Por Fernanda Rodrigues