top of page

25 - Fidelidade ao senhor

“Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças.” – Salmos 119:30


Fidelidade significa: “particularidade ou qualidade do que é fiel; em que há zelo ou cuidado por algo ou alguém; lealdade. Ação de cumprir as obrigações e/ou compromissos que foram assumidos com uma outra pessoa. Cujos hábitos, comportamentos ou atitudes permanecem constantes.” De acordo com essas características, você tem sido fiel? Fiel a Deus? Aos seus compromissos? Fiel à palavra de Deus? Fiel à vontade de Deus?


A Fidelidade do nosso Deus é incomparável, pois, mesmo que eu e você vire as costas para Ele, nosso Deus permanece fiel, e não há injustiça nEle (Dt 32:4). Conseguimos ver claramente a fidelidade de Deus em toda a escritura, no antigo testamento, em especial, conseguimos ver o caráter de um Deus fiel mesmo quando seu povo era infiel. É impossível falarmos de fidelidade e não enxergarmos Jesus e como em todos os momentos Ele permanecia fiel à vontade do Pai.


Fidelidade é um sinal de quem possui fé, e a fé nos conduz a ser fiel com Deus. Uma fé que não demonstra fidelidade não tem valor na prática cristã e expõe uma fé morta (Tg 2:14-26). Deus busca pessoas fieis para habitar com Ele (Sl 101:6). O Espirito Santo deseja produzir em nós esse caráter de fidelidade com Deus, com sua palavra e vontade. Nesse mundo de tantas informações e distrações, é fácil ser infiel com Deus e nos deixarmos levar por coisas que entristecem o coração dEle. Ser fiel com Deus é crer e obedecer a sua vontade, é ser constante na oração e leitura da palavra.


Uma vida de fidelidade com Deus reflete também na nossa fidelidade com o homem, reflete no nosso compromisso e lealdade com nossos relacionamentos interpessoais. Um exemplo de fidelidade no seu relacionamento interpessoal é Moisés, porque, quando Deus quis matar o povo israelita no deserto e disse a Moisés que faria apenas dele uma nova nação, Moisés não hesitou em suplicar misericórdia ao Senhor pelo povo (Ex 32:11-32).


Apostolo Paulo disse na carta à igreja de Corinto que a fidelidade é algo requerido de nós: “Ora, além disso, o que requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel” (1 Co 4:2). É esse comprometimento e fidelidade que Deus espera de nós enquanto buscamos produzir os frutos do Espírito. Que o Espírito da verdade produza em você essa fidelidade ao Senhor, fidelidade que refletirá também em todos os seus relacionamentos.

Que você seja fiel e constante no Senhor!


Para refletir:

Você tem sido fiel e constante no seu relacionamento com Deus?

Você tem sido fiel com as pessoas à sua volta?

Você tem sido fiel com seus compromissos e obrigações?

Quais coisas você precisa fazer para ser mais fiel?


Por Mariana Cruz

bottom of page