top of page

24 - Faça chuva ou faça sol


“O Senhor, o seu Deus, dará um coração fiel a vocês e aos seus descendentes, para que o amem de todo o coração e de toda a alma e vivam.” Deuteronômio 30:6


O que é fidelidade para você? Quando dizemos “fidelidade”, no que você pensa primeiro? A fidelidade pode ter diferentes significados e estar atrelada a diferentes pessoas e contextos, dependendo para quem perguntarmos. Ainda que essa palavra possa ter diferentes significados para o mundo, para nós, cristãos, ela deve estar diretamente relacionada a Deus.


A fidelidade é um fruto do espírito extremamente necessário para que possamos permanecer na caminhada com Deus, uma vez que é definida como “constância nos compromissos, hábitos e atitudes que assumimos com algo ou alguém”. Essa lealdade vai além das palavras e da aparência, consistindo em nossa conduta cotidiana. O desejo de nosso Pai para nós é que sejamos como Cristo, nosso maior exemplo de fidelidade, pois viveu uma vida inteiramente dedicada a Deus, sendo sempre fiel aos mandamentos e propósitos do Senhor, mesmo quando isso lhe custou a vida. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus (Filipenses 2:5).


Podemos ser fiéis ao Senhor em muito mais coisas do que imaginamos: na vida de oração, na leitura da palavra, permanecendo firme aos valores cristãos, independente do que o mundo nos diz ser certo ou errado. E, a partir daí, torna-se mais fácil ser fiel à nossa família, aos amigos, ao cônjuge, aos nossos líderes, no trabalho, nos estudos, durante a bonança e durante os tempos difíceis. A fidelidade também consiste em não denegrir ou falar mal das pessoas à nossa volta. Como podemos dizer que somos fiéis à família se falamos mal deles o tempo todo? Como podemos dizer que somos fiéis aos nossos amigos se contamos seus segredos ou expomos seus erros? Como podemos dizer que somos fiéis a Deus se nos vendemos por um pouco mais de dinheiro ou por algumas horas de prazer?


A lealdade é um indicativo da importância e do lugar que o Senhor ocupa em nossos corações. A fidelidade não depende das circunstâncias, somos chamados para permanecermos fiéis, faça chuva ou faça sol, seja na prosperidade ou na tribulação. Devemos devotar nossas atitudes ao Pai, não para que os outros vejam, mas por verdadeiro amor ao Senhor.


Onde está o seu coração? Em quais áreas da sua vida você tem sido infiel a Deus? O que te faz vacilar na lealdade ao Senhor?


Em Mateus 10; 32-33 diz "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”. Será que estamos confessando ao Senhor com nossas atitudes ou apenas com a boca? Que hoje possamos nos arrepender e nos achegar ao trono da Graça pedindo ao nosso Pai de Amor, que nos ajude a sermos fiéis a Ele dia após dia.


Por Maria Eduarda Batistetti

bottom of page