top of page

18 - Seja a imagem e semelhança do próprio Amor


"Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos."

João 13:35 NTLH


Você, alguma vez, já se sentiu com raiva de alguém por um motivo “bobo", que poderia ser resolvido na calma e no amor? Já teve momentos em que sentiu dificuldade de amar ou ser gentil com o próximo por esse o “encher a paciência"? Vivemos em um mundo que nos sujeita a “perder a cabeça” a todo momento e sermos vencidos pela raiva ou pelo cansaço de amar alguém. Deus nos ensina completamente o contrário, Ele nos ensina a amar o próximo como a nós mesmos. Esse é um dos seus principais mandamentos (Mateus 22: 37-40).


Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece nEle (1 João 4:16). O próprio Deus nos ensina a sermos sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26-27) durante nossa vida. Ele mesmo relatou isso no momento em que nos criou. Se Deus é amor, o que temos sido ultimamente? Temos sido a sua imagem e semelhança em nossos relacionamentos sociais como Ele nos ensina em Gênesis? Temos nos dedicado ao amor? Como temos representado o Senhor durante nossa vida? Com a família, com os amigos, com os companheiros de trabalho, com as pessoas em filas de espera, com as pessoas nos ônibus, com nossos animaizinhos de estimação.... Temos sido gentis e dedicados com todos que convivemos? Temos espalhado e vivido esse amor partilhado através de Jesus?


A bíblia nos ensina que, ao vivermos esse amor com as pessoas, seremos exemplos de verdadeiros seguidores de Jesus (João 13:35). Devemos tê-lo como exemplo diante de toda a sua passagem pela terra. Jesus sempre estava compartilhando amor com as pessoas na forma de ensinar, de educar, de repreender (Hebreus 12:6, Provérbios 3:12), de curar, com a sua presença e com a sua amizade com os discípulos. Jesus estava, a todo momento, amando e cuidando das pessoas, sem se importar se elas a deviam ou se elas não gostavam dEle. Ele sempre amava e nos ensina como devemos fazê-lo através da Palavra de Deus.


Então, deixe Jesus te ensinar a compartilhar desse amor! Deixe-se ser usada por Ele através dos frutos do Espírito. A amabilidade está nas características de um servo do Senhor. Deixe essas características transparecerem em você. Deixe as pessoas verem Jesus em você em tudo o que fizer! Não compartilhe desse amor apenas em um movimento de ação social ou de caridade. Partilhe desse amor para que dure toda a eternidade! Seja paciente, dedicado e bondoso com as pessoas e, principalmente, ame-as de todo o seu coração, como o Mestre nos amou.


Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.

1João 4:7 NTLH


Para refletir:

1. Como você tem representado o Senhor no seu dia a dia com as pessoas? Tem tido mais momentos de raiva e estresse ou tem tido paciência e amor? Ore para o Senhor independente de sua resposta, para que a vontade dEle molde e permaneça nessa área de sua vida.

2. Lembre-se de um momento onde o Senhor lhe ensinou a ter tranquilidade em um momento de discussão ou estresse. Conte para você e Deus como foi a experiência.

3. Ore para que, a cada dia mais, o Senhor venha te ensinar a ser um discípulo e Servo transparecendo a dedicação, amor, paciência e bondade através de sua vida.

4. Como você aplica o ensinamento desse devocional na sua vida a partir de hoje?

5. Converse com alguém sobre o assunto para que o Senhor venha moldar mais vidas.


Por Fernanda Rodrigues

bottom of page