Buscar

10 - Desfrutando a Paz

Qual foi a última vez em que você esteve em paz? É evidente que o medo e o conflito nos cercam e, surpreenda-se ou não, eles estarão presentes até o nosso último dia de vida aqui na terra. Se você estiver esperando a condição ideal, ou tudo estar bem para sentir paz, esse dia nunca chegará. Então, entra na história a paz que Deus oferece. Aquela paz que não vem de uma vida sem nada ruim ou sem problemas, mas uma paz que permanece em nós independentemente do que estiver acontecendo.


Jesus nos deixa uma mensagem: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14.27) A paz que Deus oferece e que encontramos em Cristo é diferente da que estamos acostumados. Essa paz excede todo entendimento (Fp 4.7) e nunca acaba. Podemos desfrutar dessa paz ao lembrarmos que Deus está sempre conosco, confiando que nunca nos abandona e que nossa vida e nosso futuro estão nas mãos dEle.


Encontramos a paz de Deus ao recorrer a Ele diante de qualquer situação que estivermos passando, sabendo que Ele é o nosso refúgio, nossa fortaleza e nosso socorro (Sl 146.1). Quando falamos com Deus, através da oração, abrindo nossos corações, entregamos nossas angústias, lutas, dores, anseios e medos nas mãos daquele que confiamos. Com esse passo de fé, desfrutamos da paz.


Encontramos a paz de Deus ao ouvir o que Ele tem a dizer para nós através da leitura da Sua Palavra. Deus deixou para nós um Livro repleto de promessas, esperança e paz! Podemos ler em Salmos 119.165 que “Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar.” Ao nos alimentarmos diariamente da leitura bíblica, obedecendo seus mandamentos e lendo o agir de Deus no decorrer de toda história, inclusive nos dias de hoje, desfrutamos de paz.


Novamente pergunto, qual foi a última vez em que você esteve em paz? Você esperou estar em situações favoráveis? Você consegue desfrutar da paz de Deus hoje, independente do que esteja acontecendo em sua vida? Deseje, conscientemente, confiar em Deus, entregar sua vida e problemas a Ele, buscando ouvir Sua voz e desfrutar da paz que só Deus pode dar. “Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.” (Isaías 26.3)


Por Maressa Lopes