top of page

07 - Onde mora a alegria?


“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. (Romanos 15.13 NVI)


A alegria é uma das características vindas de Jesus, ela não é simplesmente estar sorrindo o tempo inteiro, a alegria está muito ligada a paz, ou seja, ter certeza de que mesmo em meio à tempestade Deus ainda está no controle de tudo e com isso poder descansar o seu coração.


Acredito que a maioria dos cristãos já ouviu um hino que diz o seguinte: “A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus...”, esse trecho explica muito bem quem tem a verdadeira alegria: somente aquele que já está em Jesus! Você já aceitou a Cristo? Se sua resposta for “sim”, você realmente se considera uma pessoa alegre? Muitas vezes, apesar de já pertencermos a Cristo, não somos pessoas alegres, como podemos então nos tornar pessoas alegres em Cristo? É sobre isso que quero refletir com você hoje!


Por muito tempo da minha vida eu me esforcei para me tornar uma pessoa melhor, sabe? Para me tornar uma pessoa aos moldes de Cristo. O problema é que parecia que quanto mais eu me esforçava, mais eu caía. Isso já aconteceu com você? Vou usar como exemplo a alegria, já que estamos falando dela. Quanto mais eu tentava ser uma pessoa que não ficava reclamando da vida, que não ficava prestando atenção no que estava ‘faltando’ em minha vida, mais eu ficava triste por não ter a ‘vida perfeita’. Hoje, olhando para trás, eu percebo que o problema estava justamente no fato de eu estar tentando mudar simplesmente pela força do meu próprio braço, ou seja, eu estava tentando lutar sozinha, e isso é algo muito cansativo, e que com o tempo consome toda a nossa energia.


A Bíblia afirma que “é melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4.9-10). Normalmente, usamos esse versículo para falar da importância de termos relacionamentos que estejam caminhando até Cristo junto com você, no entanto seres humanos vêm e vão em nossa vida, e apenas uma pessoa permanece conosco em todos os momentos!


Você nunca está sozinho nessa jornada de se tornar parecido com Jesus. Ele mesmo sabia que nós nunca conseguiríamos sozinhos nos tornar parecidos com Ele, por isso Ele nos deu um enorme presente: o Espírito Santo! Nós só conseguiremos ter qualquer fruto através da ação do Espírito Santo em nós. “Fruto” significa “resultado”, então, aquela lista que vemos em Gálatas 5.22-23 é o resultado de termos o Espírito Santo em nossa vida. Como então você pode ter alegria? Você somente conseguirá ser uma pessoa alegre se deixar que Ele te ensine o que é a verdadeira alegria!


Você deseja que Ele te ensine o que é ter alegria? Então, ore agora pedindo que Ele abra seu entendimento para que você entenda o que é essa característica vinda de Jesus e para que Ele te ajude a desenvolvê-la em sua vida. Procure por passagens bíblicas que falem sobre alegria e estude-as, tenho certeza que Ele falará com você e te guiará em seus estudos. E lembre-se de caminhar ao lado do nosso Melhor Amigo, pois sempre que a tristeza quiser nos derrubar, Ele estará conosco nos sustentando!


Por Heloísa Galdino

bottom of page