top of page

19 - O brilho que não é meu

Um dos céus mais lindos que eu já vi foi numa noite em que estava num sítio de uma amiga anos atrás. Era uma noite fria, num local isolado, em meio a natureza. O céu estava sem nuvens e foi a maior quantidade de estrelas que já vi ao mesmo tempo! Parecia uma foto que eu tinha encontrado na internet ou a cena de algum documentário. Naquela noite, admirando a criação de Deus e rodeada de amigos que eu tanto amo, só conseguia ser grata.


Até hoje, quando fecho os olhos, ainda vem a imagem daquele céu e daquelas estrelas brilhantes que se destacavam na escuridão. E é isso que Deus quer de nós: que brilhemos como estrelas no universo! Na Bíblia, em Filipenses 2.15,16 diz: “Para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.”


Somos chamados a viver uma vida pura, a sermos irrepreensíveis, inculpáveis, sinceros, de modo que ninguém possa nos acusar de nada. Parece ser impossível, não é mesmo? Porém, o texto utiliza os termos “venham a tornar-se”, ou seja, não será algo do dia para a noite, mas um processo, um crescimento diário, a santificação que iremos adquirindo conforme caminhamos na nossa vida cristã.


À medida que formos adquirindo características de filhos de Deus, nós iremos destacar no ambiente que estivermos assim como as estrelas brilham no universo. É fato que a forma que uma estrela chama atenção no céu não é de maneira incômoda (nunca vi alguém reclamando da luz das estrelas ou que tem estrelas demais no céu). A forma que iremos chamar a atenção no meio em que estivermos deverá ser da mesma forma, de modo prazeroso e admirável, sem gerar transtornos.


A seguir, o texto de Filipenses nos lembra de fazermos todo esse processo retendo a palavra da vida, que é a mensagem da vida: a Palavra de Deus. As disciplinas espirituais da leitura bíblica e oração são aliadas para que cresçamos na nossa vida cristã e nos tornemos filhos e filhas de Deus puros, irrepreensíveis e inculpáveis.


A verdade é que em nossa vida aqui na terra nunca seremos perfeitos. Porém, Deus ordena que busquemos e corramos atrás dessa perfeição. (Mateus 5.48) E Ele mesmo diz, no final do texto bíblico que estudamos, que ao seguir uma vida de filhos de Deus inculpáveis, no Dia de Cristo iremos nos orgulhar de que não corremos em vão nem nos esforçamos inutilmente. (Filipenses 2.16b) Iremos ver no Grande Dia que tudo valeu a pena! Quando vivemos nossa vida para glorificar a Deus e fazer Seu nome conhecido, brilhamos... Brilhamos uma luz que não é nossa e que não temos nenhuma capacidade de mantê-la, mas uma luz que é um reflexo da Verdadeira Luz: Jesus.


“Pois em ti está a fonte da vida; graças à tua luz, vemos a luz.” Salmos 36:94


Por Maressa Lopes

bottom of page