17 - Ser amável é resplandecer a face de Cristo

"Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente." 2 Timóteo 2:24


Na sociedade em que vivemos, ser amável é, muitas vezes, ser tido como bobo. Mas, na realidade, ser amável é transparecer o caráter de Cristo, aquele que é acessível a todos, o Deus que se fez homem para salvar e amar a humanidade. Jesus é o nosso maior exemplo de alguém que exala amabilidade, e temos muito a aprender com ele.


Resplandecer a face de Jesus sendo amável não é uma tarefa muito fácil, porque temos a tendência de tratar bem e demonstrar amor apenas às pessoas que nós gostamos ou temos algum tipo de relação, porém o Senhor nos chama a oferecer amor para todas as pessoas. E isso nada tem a ver com amor romântico, que é a forma de amor que mais identificamos como “amor”, mas como demonstração da transformação que só Jesus pode oferecer.

Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5


Todo ser humano possui a imagem de Deus, por isso é nosso dever demonstrar o amor de Deus pelas pessoas que passam por nossas vidas. Isso não significa que vamos amar todas as pessoas do mundo, pois até Jesus não conseguiu curar fisicamente todas as pessoas, mas, sim, algumas que passaram por ele, por exemplo. Assim, devemos manifestar amabilidade por quem temos a oportunidade de abençoar, pois diariamente o Senhor nos concede inúmeras formas de oferecer atos de amor por alguém.


Ter uma vida transformada por Jesus é também saber que, assim como nós erramos, o outro também pode errar, por isso devemos ser pacientes e tardios em nos irarmos. Temos que ter em mente que o Reino de Deus é acessível a todas as pessoas apesar de qualquer falha que elas tenham cometido, dessa forma, não nos cabe julgar quem pode ou não receber amor, o Senhor é quem tem esse poder de julgamento. Nós devemos apenas ser os meios pelos quais ele sinaliza a sua bondade, a sua amabilidade e a sua restauração nesse mundo.


Nós vivemos em um mundo repleto de desamor, julgamento, intrigas, falta de companheirismo e tantas outras coisas más. Entretanto, quando Jesus resgatou cada um de nós, ele manifestou o seu amor, a sua redenção e nos comissionou a sermos instrumentos dele neste mundo. Assim, devemos ser propagadores da paz, da justiça e da amabilidade, pois essas são marcas do Reino de Deus. Somos chamados a oferecer amor todos os dias e em todas as nossas atividades, mas primeiro devemos aprender com Jesus sobre o que é o amor.


Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. Tiago 3:17


Dessa forma, convido você a orar, apresentando a Jesus a sua dificuldade em ser amável durante a sua jornada e a pedir que o Senhor lhe mostre quem são as pessoas que ele quer que você ame no dia de hoje.


Por Camilla Melo