14 - Tenha paciência, querido coração!


“Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros nem com aqueles que maquinam o mal. Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.” Salmos 37:7-9


Eu sei que às vezes perdemos a paciência com coisas aparentemente tão bobas, que chegamos a nos perguntar se realmente estamos cultivando os frutos do Espírito em nós.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade.” Gálatas 5:22


A paciência vem do Senhor. Ela nos ajuda a tomar decisões importante na vida com calma, fé e tranqüilidade no coração, sabendo que aqueles que esperam no Senhor, renovarão as suas forças. A paciência nos ajuda a saber como agir no tempo certo, a saber ouvir a voz de Deus nos guiando pelo melhor caminho. A paciência nos faz alcançar os nossos objetivos com esperança: a esperança de que estamos vivendo no tempo de Deus para nós. A paciência é fruto de uma vida em constante aprendizado com Jesus Cristo e com a sua santa Palavra.


“Com muita paciência pode-se convencer a autoridade, e a língua branda quebra até ossos.” Provérbios 25:159


Do mesmo modo que usamos a paciência para lidar com situações e pessoas, Deus o faz conosco. Já parou para pensar o quanto Deus é paciente com a gente? Imagina só como seria a nossa vida se tudo o que pedimos a Deus, ele realmente nos concedesse? Eu não sei a sua, mas a minha seria um caos! Deus é bondoso e extremamente paciente para conosco, e sabe exatamente como agir, porque o tempo certo pertence a Ele.


Por isso, assim como Deus é paciente conosco, precisamos exercitar diariamente o fruto da paciência em nossa vida, para com nossos irmãos. Para vivermos bem em comunidade, é importante que saibamos agir com humildade, sabendo que todos nós somos diferentes, e é isso que nos torna especiais: somos obras primas da criação, amados por Deus Pai desde antes do mundo existir. Se existe em nós a dificuldade de ser paciente com nosso próximo, que possamos pedir a Deus para que Ele nos guie e nos ajude a entender nossos irmãos e viver bem em comunidade.


Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.” 2 Timóteo 2:24


Se você sente que anda um tanto impaciente, peça a Deus paciência, e Ele te dará. Confie que Ele é o Senhor do tempo. Não se precipite. Espere em Deus!


“E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa de Deus.” Hebreus 6:15


Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” Salmos 27:14


Por Thatyane Pereira